Mato alto gera reclamação na Vila Tereza

O mato alto traz transtornos para moradores da Vila Tereza, em Santa Bárbara d’Oeste. Nas casas próximas, o surgimento de escorpiões é o principal alvo de reclamações. A área particular foi embargada recentemente, mas segundo a Administração Municipal, o local já se encontra regularizado. 

Uma munícipe, que prefere não se identificar, afirmou que já encontrou animais nos brinquedos da filha. “Não podemos descuidar um minuto das crianças, pois o risco delas serem picadas é muito grande, devido a quantidade de escorpiões que tem surgido e não só nessa época do ano, pois essa situação perdura o ano inteiro”, afirma.

Moradores afirmam que equipes do CCZ (Centro de Controle e Zoonoses) visitam as casas com frequência, porém, o problema não é sanado. “Já capturamos uma grade quantidade de escorpiões. Não pode deixar a casa aberta para entrar ar porque dá medo, eles entram por debaixo da porta. E não adianta só eles dedetizarem, por que parece que não faz efeito algum”, conta.

Um dos principais problemas é a área verde localizada em frente as residências. O local que fica em frente ao Parque dos Ipês foi embargado recentemente. “Em um dos trechos os próprios moradores pagaram para a limpeza do mato alto. É uma situação crítica e que vem se estendendo há anos”, afirma.

Outro agravante, segundo ele, são ratos e cobras. “Enquanto essa área não for bem cuidada esse problema será frequente. O proprietário tem planos e a obra já segue os trâmites, por hora, só precisamos que o local permaneça limpo, antes que ocorra algum acidente mais grave ”, disse. 

A Divisão de FOP (Fiscalização de Obras e Posturas) informa que notificou e autuou o proprietário da área e aguarda a limpeza do mesmo. Ele tem 15 dias para executar a limpeza. Casso não ocorra, a Prefeitura tem um prazo de mais 15 dias e o proprietário é multado.

Sobre os animais peçonhentos, os moradores devem solicitar a visita dos agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses)  pelo telefone (3463-8099), e-mail (ccz.saude@santabarbara.sp.gov.br) ou pessoalmente na Vigilância em Saúde. 

“Vale ressaltar que é preciso que a população tome algumas medidas preventivas, como impedir o acesso do escorpião ao interior da casa, utilizar ralo que possuam fechamento, eliminar baratas que são alimentos dos escorpiões, rebocar paredes, evitar acúmulo de entulho e verificar roupas e calçados antes de usar”, informou em nota.