SB participa da Campanha ´Um Bilhão que se ergue´

Pelo quarto ano consecutivo, Santa Bárbara d´Oeste, através do Conselho da Mulher, participa da Campanha Mundial  - Um Bilhão de Mulheres  se levanta contra a violência (One Billion Rising) que em 2018 traz o tema:  Solidariedade ! Subir - Resistir – Unir. Este ano participam pelo município a Casa da Criança e o Centro Comunitário do Serviço Social em Promoção da Cidadania Imaculada Conceição. 

O vídeo foi gravado pelo Conselho da Mulher e editado pela TV Unimep, tem duração de 4 minutos e 30 segundos e está disponível desde ontem, dia 14 de fevereiro,  no YOUTUBE.

A campanha mundial foi idealizada pela escritora norte-americana Eve Ensler e lançada em 2012.

Segundo a presidente do Conselho da Mulher, Ione da Silva, a campanha  é para apoiar as mulheres em situações de dificuldade. “A ação fortaleça a solidariedade entre as mulheres, de forma a prestarem mais atenção umas às outras, no dia-a-dia, e a não ignorar, mas se empenhar por aquelas que não têm como se defender".

O nome da campanha – "Um bilhão se erguendo" – remete ao número de mulheres que, segundo estimativas da Anistia Internacional, são vítimas de violência no mundo. Uma violência que atinge 1/3 da população feminina, o que equivale a mais de um bilhão de mulheres e meninas no mundo. No Brasil, segundo o IBGE, há cerca de 103,5 milhões de mulheres, o que corresponde a 51,4% da população. Destas, um terço sofreu, sofre ou sofrerá violência em sua vida. São 34 milhões de mulheres e meninas humilhadas, ameaçadas, estupradas, agredidas, mortas, por parte de quem, na maioria das vezes, elas têm ou tiveram relacionamento íntimo e de afeto.

Os protestos expressam-se por meio da dança, envolvem mais de duzentos países e tem pelo tema “Revolução” o significado de seu objetivo primordial: que as mudanças sejam tão eloquentes quanto os efeitos provocados pela própria violência.

Os obstáculos são gigantes, assim como a revolução que se faz necessárias. “Precisamos agir, existe uma raiz cultural que contamina quase todas as ferramentas existentes no apoio a vitima. A sociedade precisa entender de uma vez por todas que o vulnerável, neste caso a mulher, necessita de ajuda urgente, de proteção e de empoderamento para continuar vivendo e desta vez sem medo. A Lei Maria da Penha é uma das melhores do mundo, há 10 anos foi uma revolução e essa mesma revolução continua sendo o aqui e o agora, caso contrário vamos continuar testemunhando mulheres sendo humilhadas, estupradas, agredidas e mortas por homens agressores que não entendem que Não é Não”, finalizou a presidente do Conselho da Mulher de Santa Bárbara d´Oeste.