Indústria em SB gera 100 empregos em janeiro

A indústria de Santa Bárbara d´Oeste começou o ano de 2018 com a abertura de vagas de trabalho.  Em janeiro deste ano, foram gerados 100 empregos no município, uma variação positiva de 0,68%, conforme dados da pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo, feita pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp e do Ciesp, divulgada  ontem,  segunda-feira. O Município ficou na 15ª posição do ranking do nível de emprego. 

O diretor - titular do Ciesp Santa Bárbara, Nivaldo Silva, informou que foi o melhor resultado para o mês desde janeiro de 2013. “Acreditamos que o mercado está melhorando e as empresas voltando a contratar, ainda levará muitos meses para repor todos os colaboradores que perderam seus empregos, mas o resultado de janeiro já ajuda essa caminhada à retomada da economia.”

Nivaldo explicou que o setor ainda tem muita dificuldade na linha de crédito nas empresas. “Estamos vendo a taxa Selic baixar a um nível nunca atingido ficando atualmente em 6,75% ao ano, já nas linhas de financiamento dos bancos privados nada acontece, os juros estão astronômicos em relação aos juros cobrados. O Ciesp está trabalhando para questionar todos os bancos e ver o que acontece que não conseguem baixar os juros cobrados para as linhas de financiamento”, informou. 

De acordo com a pesquisa, o nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Ciesp em Santa Bárbara no mês de janeiro foi influenciado pelas variações positivas de Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (3,24%); Produtos Têxteis (0,67%); Produtos de Borracha e de Material Plástico (0,60%) e Máquinas e Equipamentos (1,35%), que foram setores que mais influenciaram no cálculo do indicador total da região. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 2,20%, representando uma queda de aproximadamente 350 postos de trabalho. Quando comparados os meses de janeiro dos anos de 2017 e 2018, temos um cenário melhor, pois em janeiro de 2017 o resultado foi positivo em 0,20%. 


Estado 

A indústria paulista contratou 10.500 trabalhadores em janeiro de 2018, o equivalente à variação de 0,50% em relação a dezembro. Foi o melhor resultado para o mês desde janeiro de 2012, nesta base de comparação, segundo a pesquisa. Para se ter uma ideia, a média de contratações no primeiro mês do ano é de 2.800 postos abertos entre 2005 e 2017. 

"O desempenho de janeiro demonstra a consistência do processo de crescimento da economia. O emprego no setor manufatureiro tem mostrado resultados acima da média de forma consistente, seguindo o aumento de produção registrado pela indústria paulista no ano de 2017, que foi de 3,4%.", explica o segundo vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho.