Semana do Meio Ambiente: APASB realiza atividades

Programação conta com plantio de mudas, palestras e ações com alunos da rede estadual e municipal

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a data, a APASB (Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste) vai promover diversas atividades ao longo da semana. A programação conta com plantio de mudas, palestras e ações com alunos da rede estadual e municipal.

Nesta manhã, haverá a 1ª Caminhada Ecológica com alunos da Escola Estadual Profª Sônia Aparecida Cardoso. O horário de saída é às 9h30 com trajeto até o Ecoponto do Planalto do Sol. Além da caminhada, os alunos vêm trabalhando ações sobre coleta de lixo seletiva, descarte correto e o projeto “Papel Reciclado Artesanal” em parceria com a empresa Kalunga.

Amanhã, no Espaço Dona Rosinha Wakabara – Rede Feminina de Combate ao Câncer, a APASB promove em parceria com a Rede o projeto “Plantar com a Comunidade” com participação dos alunos da Emefei Profª Rosa Lee Carr Conti. Haverá atividades como teatro, plantio de mudas, músicas ecológicas. Os alunos também poderão conhecer a “Horta Suspensa e Jardim Sensorial” e receberão panfletos relacionados ao assunto.

No dia 15, a APASB promoverá uma palestra na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, das 14h às 17h, com assuntos e relatos relacionados ao meio ambiente. Haverá participação dos membros da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal, além da presença de alunos e da população em geral. Também haverá entrega de lembrancinhas ecológicas, folders e sementes de mudas.

No dia 18, segunda-feira, a Casa Social do Fórum da Cidadania receberá um debate sobre questões ambientais relacionados ao município. O evento acontece às 19h30 e a comunidade está convidada. A Casa Social fica localizada na Rua Cuiabá, nº 628 no bairro Cidade Nova. 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país.

APASB

Atuando há 27 anos em Santa Bárbara d’Oeste e região, a Organização Não-Governamental possui caráter ambiental sem nenhum vínculo político-partidário. Nasceu com propósito de preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida a todos. A APASB trabalha ativamente para a conscientização sobre a importância de se preservar o ambiente através de atividades educacionais, além da fiscalização quanto ao cumprimento da legislação ambiental.