21ª Festa da Negadinha da Usina celebra bicentenário com 7,5 mil pessoas

Festa contou com missa e levantamento do mastro pela manhã, seguida de programação musical até o fim de tarde

A 21ª Festa da Negadinha da Usina reuniu 7,5 mil pessoas, no último domingo, dia 24, no Novo Pátio da Usina Santa Bárbara. O evento foi promovido pela Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste e Associação dos Ex-Moradores da Usina. A Festa contou com missa e levantamento do mastro pela manhã, seguida de programação musical até o fim de tarde.

O público foi animado pela Corporação Musical União Barbarense, Banda Forrojáh, Banda Alto Astral e encerramento com a banda Negritude Júnior – lotando o recinto da festa. O evento contou com a presença de autoridades do município.

A Praça de Alimentação foi promovida pelas entidades APAE, Hospital Santa Bárbara, Associação Negadinha da Usina, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Creche SOS, Lions Club Pérola, Centro Espírita Maria Gorete, Creche João Paulo II e Vida e Sobriedade. Artesãos da cidade com a Feira de Artesanato comercializaram seus produtos durante todo o evento.

“Nesta edição contamos com um público expressivo e participativo. As entidades e artesãos estão muito satisfeitos, pois o público esteve presente e consumiu. Esse evento tão importante para nossa cidade é realizado pelos trabalhadores e moradores da antiga Usina Santa Bárbara – pessoas que tanto se dedicaram pelo desenvolvimento do nosso Município e  que tanto temos a agradecer. A cada ano buscamos investir na estrutura, crescer todo o evento e trazer novas atrações para que essa tradição continue viva na memória de todo barbarense”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix. 

Segundo o presidente da Associação dos Ex-Moradores da Usina Santa Bárbara, Donizete Leite, mais uma vez a Festa superou as expectativas na organização, pelas atrações e divulgação. “A Negadinha [da Usina] com toda força e vigor ainda mantém a história da Usina e mostra quão importante essas pessoas foram para o desenvolvimento e crescimento da cidade. É sempre interessante esse reencontro dos antigos moradores na nossa festa e essa confraternização é benéfica, faz muito bem a eles”, disse.

O presidente já confirmou a realização do evento em 2019. “Foi uma linda festa e a Negadinha da Usina agradece o empenho do secretário Evandro pelo esforço e dedicação para que o evento ocorresse da maneira mais agradável possível. Agradeço a cada um da Negadinha da Usina que estiveram conosco na organização, bem como os que compareceram por lá para nos prestigiar, ao padre Zezinho que sempre nos emociona com suas belas palavras e agradeço também as entidades que atenderam muito bem todo esse público. Que venha 2019 com o 22º encontro”, disse Leite. 

A Festa da Negadinha surgiu com a proposta de realizar o reencontro dos ex-moradores do local. A usina de açúcar e álcool foi inaugurada em 25 de julho de 1914. A Usina Santa Bárbara foi uma das principais do Estado de São Paulo, situada a 2 km do centro de Santa Bárbara d'Oeste. Possuía edificação industrial, administrativa, moradias para os patrões, diretoria, trabalhadores da lavoura e da fábrica. Também reunia uma infraestrutura social com escola, capela, igreja, armazém, cinema, farmácia, além de espaços para as atividades de lazer e esporte. 

A história da antiga Usina Santa Bárbara tem início há mais de cem anos, quando em 1877, o Major João Frederico Rehder comprou a Fazenda São Pedro, destinando-a ao cultivo de cana-de-açúcar e, tempo depois, instalando o Engenho e a Fábrica de álcool. O local foi desativado em 1995 e continua sendo um dos pontos de maior identificação do município.