Emprego: Indústria barbarense tem pior resultado para o mês de junho

Cidade fechou 400 postos de trabalho em 2018

A indústria em Santa Bárbara d´Oeste fechou 400 postos de trabalho no ano, uma variação negativa de 2,51%. O desempenho do período  é praticamente resultado do mês de junho, que teve variação negativa de 2,29%. Os dados são da Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo, feita pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp (Depecom), divulgada ontem.

Quando comparados os meses de junho dos anos de 2017 e 2018, temos um cenário pior, pois em junho de 2017 o resultado foi negativo em 0,26%. Na comparação dos meses de junho, o de 2018 foi o pior  em 12 anos, desde 2006. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -7,56%, representando uma queda de aproximadamente 1.350 postos de trabalho. 

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Ciesp em Santa Bárbara d´Oeste no mês de junho/2018 foi influenciado pelas variações negativas de Produtos Têxteis (-2,87%); Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (-10,11%) e Produtos de Borracha e de Material Plástico (-0,61%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região. 

O diretor titular do Ciesp Santa Bárbara, Nivaldo Silva, disse que a  situação está realmente preocupante. O Município apresentou uma queda de aproximadamente 400 vagas, o pior resultado para o mês de junho. “O ano não vinha apresentando resultados positivos, com a greve dos caminhoneiros, a situação se deteriorou, outros fatores macroeconômicos ajudaram no índice de emprego negativo. O cenário político está muito ruim, o governo não consegue aprovar nenhuma medida e com isso o mercado fica receoso em investir, não havendo investimentos, o comercio não compra, o consumidor final não compra e a economia não gira. Não vimos um setor somente com dispensa, foi generalizado, várias empresas demitindo e outras segurando a contratação”, disse. 

E segue: “Todo o Estado de São Paulo sofre com essa recessão, as cidades vizinhas também apresentaram resultados ruins o que mostra que não estamos isolados com o problema no nosso município, é uma crise nacional. Nós do Ciesp estamos nos reunindo com ministros, deputados e senadores, assim como BNDES, Banco do Brasil e outras instituições para debater soluções a estimular a economia”, expôs. 

Estado 

No Estado, a  indústria paulista apresenta pelo segundo mês consecutivo fechamento de vagas em seu quadro de funcionários. Em junho, foram encerrados 11,5 mil postos de trabalho, queda de 0,53% frente a maio, na série sem ajuste sazonal. No fechamento do primeiro semestre, o saldo ainda segue positivo, com 17 mil vagas (+0,79%). Com o ajuste sazonal, o resultado para o mês também ficou negativo, (-0,27%). 

Entre as 36 diretorias regionais, houve variação nos resultados. Nas três  que apontaram altas, destaque por conta de Santos (0,47%); Mogi das Cruzes (0,23%) e Marília (0,12%). Já das 31 negativas, destaque para Jaú (-4,43%); Matão (-2,96%); Santa Bárbara D'Oeste (-2,29%).