Começa Outubro Rosa em SB

Rede Feminina inicia atividades

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Bárbara d´Oeste abriu na última segunda-feira, dia 1º de outubro, com um café da Manhã,intitulado “Bom dia Outubro Rosa”, em sua sede,  as atividades do Outubro Rosa. O evento contou com uma programação repleta e produtiva. 

Durante o evento, foi feita a entrega de Ofício destinado à Secretaria da Saúde, acompanhados de uma lista com mais de 400 assinaturas de voluntários da causa, cuidadores, familiares e pessoas portadoras de câncer, que desejam mais acesso ao diagnóstico, tratamento e a qualidade de vida no Município. Foi abordada a questão do  Cuidar de Quem Cuida – o cuidador, como uma questão de saúde pública, considerando que o cuidador responsável pelo paciente de câncer também sofre efeitos decorrentes da doença e deve ser cuidado de forma especial e prioritária. 

Também  apontado a importância de iniciar os trabalhos de informação quanto a Fisioterapia na reabilitação de pessoas com câncer e de se ter fisioterapeutas capacitados para tratar das sequelas físicas ocasionadas pelos mais diversos tipos de câncer, principalmente o câncer de mama. Além disso,  engajar profissionais de oncologia ou àqueles que atuam no cuidado ao portador de câncer, a se capacitarem, por meio de dicas de cursos e congresso digital grátis, aos interessados. Mais uma atividade foi a  entrega da cartilha Prevenção e Atenção à Violência Intrafamiliar e de Gênero, concedida pela AVON. 

A programação teve, ainda, abertura de um espaço de discussão sobre os avanços da saúde da mulher, por consequência do movimento Outubro Rosa, e a alta incidência de mulheres ainda acometidas pela doença. Apresentação da agenda integrada com o Município e demais segmentos, das coes do Outubro Rosa 2018;  lançamento da Campanha WhatzApp Rosa, do Laboratório Pasteur, em apoio à causa do câncer de mama e à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Reforço especial

O evento teve o reforço especial da fisioterapeuta Dra. Laís Bonagurio Paressim, especializada em fisioterapia aplicada à saúde da mulher pela Unicamp,  com titulação do COFFITO, que atua com ênfase na oncologia mamária, dentre outras. Dra. Laís apresentou, com muita propriedade, as fases do tratamento de câncer de mama em que a fisioterapia desenvolve um papel importantíssimo na prevenção de possíveis complicações e na reabilitação de paciente oncológico.

“Foi uma manhã extremamente produtiva e de grande importância para uma reflexão coletiva a respeito dos avanços da oncologia no município, com relação ao câncer de mama, e das ações que estamos longe de conseguir realizar. Contudo,  acreditando que com a integração de pessoas de todos os segmentos, a disseminação de conhecimento e a inspiração para continuar atuando em apoio a tantas mulheres que ainda serão acometidas pela doença, conseguiremos colaborar para um cenário mais tranquilo para quem passa pela doença e para o aumento dos índices de cura”, disse  Carla Bueno, superintendente da Rede Feminina.

Estiveram presentes no evento  beneficiárias, colaboradoras, representante da Diretoria da RFCC, Secretaria da Saúde – Centro de Referência em Saúde da Mulher, Rotary Club Progresso, Associação Cultural e Beneficente Carolina Maria de Jesus, Trans Militantes e apoiadores estratégicos da causa. Desde 2013, a Rede Feminina de Combate ao Câncer participa do movimento, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.

Agenda 

A Instituição segue com a programação de encontros com palestras de Prevenção ao Câncer de Mamas: 04/10-15h00 e 19h00, na Casa de Maria; 09/10-08h30, na Empresa Estilotex; 09/10-14h00, na Sede do Lions Club; 10/10-14h00, na MeiMei; 17/10-14h00 e 19/10-14h00, no Centro Social Urbano;  22/10-19h30, na Escola Etec Prof. Dr. José Dagnoni; 20/10-08h00, na Escola Magui; 20/10-09h00, no Parque dos Jacarandás; 27/10-14h00, na Igreja Quadrangular Cidade Nova.  A Rede Feminina também está disponibilizando material informativo sobre o câncer de mama enquanto tiver em seu estoque. Mais informações pelo telefone (19) 3455-2303 e pelo e-mail: direcao@redefemininasbo.org.br.  As mulheres com câncer de mamas poderão receber mensagens de otimismo nesse Outubro Rosa 2018, por meio do aplicativo whatsApp e do link http://www.labpasteur.com.br/whatsapprosa-mensagens/.