Esfoliação da pele: dúvidas respondidas por uma dermatologista

Você já deve saber que a esfoliação é uma etapa muito importante da rotina de cuidados com a pele e traz muitos benefícios, deixando seu rosto e corpo muito mais bonitos. Mas, mesmo se você já é adepta da prática há algum tempo, é normal ter algumas dúvidas sobre a melhor forma de esfoliar cada tipo de pele. Para acabar com as principais dúvidas sobre a esfoliação da pele, a Beleza Extraordinária divulgou algumas dicas da a dermatologista Renata Ayd.

Para o que serve a esfoliação da pele? 

“A esfoliação serve para acelerar a renovação celular, eliminando as células mortas que estão na superfície da pele prontas para se soltar”, explica a dermatologista. A renovação celular acontece naturalmente, mas a esfoliação acelera o processo, dando mais viço para a sua pele.

Com que frequência devemos esfoliar o rosto e o corpo?

Não existe uma regra fixa, isso vai variar de acordo com alguns fatores, como o seu tipo de pele. Renata Ayd explica: “A frequência não deve ultrapassar a uma vez na semana e sempre deve ser seguida por hidratação para regenerar os tecidos novos, que ficarão agora na superfície atuando como proteção da pele. Áreas mais sensíveis podem necessitar de menos esfoliação e com substâncias ainda mais suaves”. Ela ainda lembra que “devemos ter muito cuidado com as esfoliações pois substâncias agressivas podem machucar a pele e causar inflamação e manchas”.

Qual a diferença entre o esfoliante químico e físico?

Os dois atuam na renovação da pele, mas o produto e a técnica usados mudam. “O esfoliante físico é aquele que remove as células e impurezas por ação mecânica. Seja por ação de escovas, esponjas ou cremes com partículas endurecidas”, conta a dermatologista. Sobre a esfoliação química, Renata ensina: “A esfoliação química pode ser feita diariamente com formulações de alfa hidroxiácidos, ácido retinóico e azelaico, que agem acelerando a descamação da pele ou ainda com enzimas naturais”.

Todas as pessoas podem esfoliar a pele?

A esfoliação é indicada para todos os tipos de pele, mas a dermatologista lembra que algumas pessoas precisam tomar mais cuidados: “As peles muito sensíveis e com rosácea devem evitar a esfoliação”, lembra. 

Como escolher o melhor esfoliante para o meu tipo de pele?

Os produtos podem ser indicados de acordo com o seu tipo de pele e, por isso, não dá pra fugir: é preciso procurar um dermatologista. Renata Ayd explica o motivo dessa necessidade: “O dermatologista vai determinar a esfoliação mais adequada, tendo em vista o grau de oleosidade e principalmente de sensibilidade com possibilidade de formação de manchas e áreas vermelhas.”