Réu vai à Júri Popular por homicídio em 2008

Homem é acusado de matar Zenildo Camargo a golpes de faca

Acontece nesta quinta-feira, no salão do júri do Fórum da Comarca de Santa Bárbara d’Oeste, o julgamento do réu Edivaldo Ferreira da Silva, acusado de matar, desferindo golpes de facas, Zenildo Camargo – o “Gordo”, em fato registrado no dia 16 de junho de 2008, entre a Avenida Pedroso e a Rua Olinda, no Nova Conquista.

Segundo a sentença de pronúncia, Edivaldo Ferreira da Silva foi qualificado nos autos e denunciado como incurso no Art. 121 "caput" do Código Penal. A denúncia foi recebida em 26 de maio de 2011. O acusado foi citado e apresentou defesa preliminar. Durante a instrução foram ouvidas oito testemunhas de acusação, duas testemunha do Juízo e interrogado o réu, ao final. Encerrada a instrução, as partes se manifestaram em memoriais. 

Edivaldo está preso. O julgamento acontece às 13h. Segundo boletim de ocorrência lavrado na época do crime, Zenildo Camargo, que tinha 42 anos, era conhecido como “Gordo” e integrava a diretoria da Associação Zumbi dos Palmares. Ele morreu após ter sido esfaqueado numa discussão em um bar nas proximidades da ocupação.

Pelo relato de testemunhas na época, Zenildo teve um desentendimento com um indivíduo no bar. Ele foi agredido e levou vários golpes de faca pelo corpo. Mesmo ferido gravemente conseguiu caminhar até próximo a um dos barracos e foi socorrido por uma unidade de resgate dos Bombeiros. Ele não resistiu aos ferimentos.

O advogado de defesa que consta no processo será Januário Branco de Moraes Filho.  O julgamento é presidido pela juíza Camilla Marcela Ferrari Arcaro e o promotor Rodrigo Aparecido Tiago. Ao longo do dia, testemunhas da acusação e o réu prestarão depoimento. Em seguida, serão iniciados os debates entra o promotor e o advogado de defesa com uma hora e meia de explanação para cada um.