Santa Bárbara ganhará novo abrigo para moradores em situação de rua

O objetivo é promover a reinserção social, comunitária e familiar da população de rua.

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, com apoio da Associação Vinde a Luz pretende instalar um novo abrigo para moradores em situação de rua. A coordenação vem solicitando apoio em localizar um novo espaço para alugar na Zona Leste. Também é solicitada a população a colaboração e doação de móveis e alimentos. 

O objetivo é promover a reinserção social, comunitária e familiar da população de rua. Com a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura agilizou a autorização desse novo espaço para abrigar, o quanto antes, cerca de 20 moradores em situação de rua. 

Segundo Nilza Tavoloni, coordenadora da associação e do trabalho em Santa Bárbara d’Oeste, serão tomadas medidas de proteção e prevenção ao novo coronavírus destinadas às essas pessoas. “Não será um espaço provisório, esse novo local já estava em planejamento. A diferença será que, por enquanto e devido a pandemia, os moradores que aceitarem se instalar no local terão que permanecer no abrigo”, disse. 

A associação informou ainda que vem encontrando dificuldades para localizar um espaço para alugar na Zona Leste. “Precisamos do apoio das imobiliárias, que possam nos atender por telefone, para a locação de um espaço. Também a população que tenha um imóvel e que possa entrar em contato”, disse. 

A estrutura precisa atender requisitos tais como quatro quartos, área arejada, fácil localização e espaço externo. O abrigo vai oferecer alimentação e atendimento psicólogo e de assistência social. O espaço tem como foco atender a população em situação de rua que deseja ficar abrigada. Também será oferecido atendimento monitorado, segurança e higienização.  

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste vem reforçando o trabalho de assistência social nas ruas. “É importante salientar que o município já dispõe de três espaços para oferecer acolhimento a esses moradores em situação de rua. Há oito anos que a Prefeitura vem investindo nesses projetos sociais. Alguns se recusam a ficar no local e precisamos respeitar”, destaca. 

A associação também solicita a doação de móveis para equipar o espaço. “Recebemos o desafio de continuar desempenhando nosso papel social, abordando e acolhendo essas pessoas que foram abandonadas pela sociedade e os acomodando decentemente. Esse trabalho implica em uma nova estrutura, por isso precisamos de doações de camas, colchões, enxoval de cama e banho, utensílios para alimentação, mesas e cadeiras, além de alimentos”, disse. 

Os interessados podem entrar em contato com a Associação Vinde a Luz através dos telefones (19) 9 9659 2448 ou 2221 1414 com Nilza ou Lucia.