Março termina com chuvas abaixo da média

O mês de setembro termina hoje com chuvas abaixo da média em Santa Bárbara d’Oeste. Até o momento, foram registrados 74,3 milímetros de chuva. A expectativa, segundo o DAE (Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste) era de 170 mm. Para o mês de abril, a média prevista é de 70 mm. 

Depois de vários dias secos e ensolarados, uma mudança na circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera favoreceu a formação de áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo no último domingo, 29. Na cidade, a precipitação foi de 10,7 mm. 

As pancadas de chuva ocorreram por todo o estado e choveu forte em diversos locais. Em Santa Bárbara d’Oeste a chuva foi moderada, sem registro de ocorrências e alagamentos. Ontem, o sol voltou a brilhar forte no período da tarde.

 Segundo o Climatempo, a chuva do último domingo de março teve características de verão e foi provocada por áreas de instabilidade que se formaram com o calor, aumento da umidade do ar e a passagem de um cavado atmosférico, que é uma circulação de ventos horária em vários níveis da atmosfera. 

A previsão desta terça-feira é de predomínio de sol, com um pouco mais de nebulosidade nas primeiras horas da tarde, mas as chances de chuva são mínimas. A temperatura mínima está prevista em 18ºC pelo amanhecer e a máxima é de 31ºC. 

“Essas condições se mantém ao longo da semana, com elevação progressiva nas temperaturas, e a sensação deve ser de tempo abafado. Mais ao final da semana, uma frente fria deverá passar pelo oceano adjacente ao estado sem provocar muitas chuvas, mas promovendo temperaturas mais amenas e reduzindo o teor de umidade no ar, o que favorece com relação ao conforto térmico”, destaca o Cepagri da Unicamp.