Após decreto, óticas e lojas de materiais de construção abrem na cidade

Com a ampliação da abertura de serviços essenciais em Santa Bárbara d’Oeste, divulgada ontem em decreto pela Prefeitura, as lojas de materiais de construção, óticas, lavanderias e agropecuárias já começaram a funcionar na cidade.

Ainda em processo de organização, algumas lojas vêm se preparando para a reabertura, já que muitos proprietários também optaram por férias coletivas aos funcionários. O movimento no comércio barbarense, registrado na tarde de ontem, ainda era mínimo, com movimentação apenas em agências bancárias e lotéricas. 

O fechamento do comércio ainda atinge todas as lojas com atendimento presencial, incluindo bares, restaurantes, cafés e lanchonetes. Estabelecimentos que servem alimentos e bebidas em mesas ou balcões só poderão atender pedidos por telefone ou serviços de entrega.

Podem ficar abertos estabelecimentos com atendimento presencial que prestam serviços considerados essenciais. A quarentena decretada pelo Governo do Estado de São Paulo não afeta o funcionamento das indústrias.

 Nos serviços de saúde, está liberado o funcionamento de hospitais, clínicas em geral e farmácias. No setor de alimentação, funcionam supermercados, hipermercados, açougues e padarias, não sendo permitido o consumo no estabelecimento durante a quarentena.

 No setor de abastecimento, atuam normalmente transportadoras, armazéns, postos de combustíveis, oficinas, transporte público, táxis, aplicativos de transporte, serviços de call center, pet shops e bancas de jornais. Os demais setores que poderão oferecer serviços durante a quarentena são empresas de segurança privada, empresas de limpeza, manutenção e zeladoria, bancos, lotéricas e correspondentes bancários.