Quarentena aumenta adoção de cães e gatos na região

Com as medidas adotadas para conter o novo coronavírus, o pedido é que as famílias, se possível, fiquem em casa. Nesta quarentena, com o sentimento de isolamento muitas pessoas estão procurando por alternativas para não ficarem sozinhos. Na região, as associações e ongs de proteção aos animais já registram aumento na adoção de cães e gatos. Em Santa Bárbara d’Oeste, a SPASB – SOS Animais pede conscientização na hora de integrar um novo membro na casa. 

Para quem procura um novo companheiro, é preciso reforçar a responsabilidade em adotar um animal de estimação. Além dos custos com vacinas e atendimentos veterinários as entidades ressaltam que o período de confinamento passará e que os animais permanecerão necessitando de cuidados e atenção.

 Mas para quem já busca essa oportunidade para adotar um animal, a SPASB – SOS Animais vem mantendo o atendimento. A feira de adoção que acontece aos sábados na Praça Central está suspensa, mas as adoções podem ser feitas na sede localizada na Rua Cabreúva, nº 300, na Vila Lola. 

Atualmente, a Sociedade Protetora dos Animais de Santa Bárbara d’Oeste abriga 40 cães e 120 gatos. A equipe informou que ainda não registrou aumento expressivo de adoção nas últimas semanas, mas que com cautela e conscientização, as adoções podem trazer mais alegria para as famílias.  

Os interessados podem visitar o local, conhecer os animais disponíveis e se cadastrar, obedecendo aos critérios exigidos na hora da adoção. Os animais são castrados e a adoção é gratuita, exigindo apenas o valor do microchip de identificação. 

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) ressalta que não há relação de transmissão do Covid-19 por animais. Dessa forma, reforça-se a necessidade de que as pessoas pratiquem a guarda responsável, cuidem da saúde dos seus pets e mantenham as medidas necessárias para evitar a propagação dessa doença entre os seres humanos.