Ribeirão dos Toledos volta a transbordar

Prefeitura vem executando a limpeza do local

O Ribeirão dos Toledos, ponto crítico de alagamento, voltou a transbordar em vários trechos da cidade. Em alguns pontos, na tarde de ontem, foi possível registrar o acúmulo de terra e galhos que dificultam a passagem da água. A Prefeitura vem executando a limpeza do local. 

Os moradores voltaram a ficar apreensivos com o transbordamento do Ribeirão. Nas ruas Primo Scarazatti, Benedito da Costa Machado e a Rua NazarenoVoltaine, as residências ficaram alagadas. Mesmo com as obras emergenciais da Prefeitura, com o volume de chuvas, o nível do Ribeirão subiu 2 metros.

Os pontos mais críticos foram no Jardim Conceição e no Sartori. Em algumas ruas ainda era possível ver os registros do alagamento. A Defesa Civil também orientou os moradores e seguiu com monitoramento. Ontem, a Prefeitura também seguiu com a limpeza e capinação no local.

Em 2013, a Prefeitura deu início as obras como o desassoreamento do Ribeirão dos Toledos, a retirada da ilha de sustentação da linha férrea desativada e a limpeza de galerias estão contribuindo para evitar alagamentos mais drásticos. Segundo os moradores, as ações diminuíram os transbordamentos.

As obras foram importantes para ações antienchentes que historicamente afetam estes trechos. Uma dessas intervenções é a limpeza de áreas e desobstrução de galerias. Equipes seguem constantemente atuando no desassoreamento do Ribeirão. A draga opera no município por meio de convênio firmado entre a Prefeitura e o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) de Piracicaba.