Ponte de madeira do Vale das Cigarras é reconstruída pelos moradores

Danificada com as fortes chuvas registradas no início do mês em Santa Bárbara d’Oeste, a ponte de madeira que liga os bairros rurais Vale das Cigarras, Caiubí e Cruzeiro do Sul foi reconstruída em um mutirão social pelos próprios moradores. A ação ocorreu no último domingo, dia 25.

As chuvas provocaram danos na estrutura de contenção de uma das cabeceiras da ponte. O local ficou intransitável e mesmo em área particular, é muito usada pelos moradores da região.A Prefeitura informou na época que jáavalia um projeto viável para a substituição da atual passarela.

A contenção composta por colunas e peças de madeira foi atingida e houve movimentação de terra no local. Os moradores arrecadaram cerca de R$600 em materiais e realizaram a mão de obra em uma ação comunitária. Segundo eles, a ponte é o principal acesso dos alunos e nos próximos dias começam as aulas da rede pública de ensino.

Segundo os munícipes, a construção desta ponte é antiga e já recebeu manutenção alguns anos atrás. A Associação dos Moradores do Bairro informou que a demanda para avaliação e medidas iniciais de contenção e recuperação da ponte de madeira já foi encaminhada a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. Os mesmos aguardam retorno. 

Ontem, durante a sessão camarária, o vereador JoiFornasari informou que por se tratar de uma área particular, a Prefeitura aguarda os trâmites e a liberação dos órgãos ambientais. Uma ponte de metal já vem sendo estudada para ser instalada no local. 

Questionada sobre a manutenção ou interdição da ponte, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que a demanda é sim de conhecimento do setor responsável da Prefeitura, que já avalia um projeto viável para a substituição da atual passarela.