Transporte Público: número de passageiros transportados caiu 85%

Desde o início da quarentena, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o número de passageiros transportados em Santa Bárbara d’Oeste caiu em 85%. Atualmente, a Sertran/Nova Via está transportando aproximadamente 15% de usuários habituais.

 

Para tentar diminuir um pouco o impacto econômico financeiro negativo que essa queda brusca de passageiros causou, a Nova Via foi obrigada a reduzir em 50% a oferta de linhas do transporte municipal urbano, não deixando de atender nenhum bairro da cidade, reforçando as linhas e os veículos nos horários de pico onde tem demanda.

 

Os ônibus estão trabalhando, desde o dia 20 de março, em escalas de finais de semana, com redução nos horários. As linhas 102 (Cruzeiro do Sul), 105 (Orquídeas/Av. Santa Bárbara), 106 (Orquídeas/São Joaquim), 109 (Romano/São Joaquim), 110 (Santa Luzia), 112 (São Fernando/São Camilo/Cidade Nova/Jóias Santa Bárbara), 115 (Europa/Cidade Nova), 116 (Santo Antônio do Sapezeiro) e 122 (Beira Rio) trabalharão em escala de horário de sábado.

 

As linhas 101 (Cidade Nova/Zabani) e 114 (Europa/Amizade/Romano/Santa Rita) funcionarão em escala de horário do dia. As linhas 104 (Mollon/Variante/Sp-304), 113 (Mollon/Pedroso), 108 (Europa/Pedroso), 114 (Europa/Amizade/Romano/Santa Rita), 118 (Vista Alegre/Pq. Lago/Bosque das Árvores), 129/130 - Santa Rita/Terminal/Via Paraíso trabalharão em escala de horário de domingo.

 

Se necessário, a empresa disponibiliza carro extra nas linhas que atendem os bairros Europa, Mollon e Terminal Urbano. Os itinerários e horários completos podem ser acessados através do site: https://www.sertran.com.br/. Outras informações pelo telefone 0800 737 8727.

 

Em nota, a empresa informou que segue com esse itinerário. “Até o momento, a Nova Via não tem previsões de novas reduções de horários nas linhas de ônibus, e está atendendo todas as exigências da Prefeitura e do município”, disse.

 DEMISSÕES

 Sobre as possíveis demissões de colabores (motoristas e cobradores), em consequência da queda de circulação e a diminuição da arrecadação, desde o início da quarentena na cidade, a empresa não confirmou os questionamentos da reportagem.