Santa Bárbara segue em estado de observação

Ontem o índice já registrava quase 50 mm

A Defesa Civil mantém Santa Bárbara d’Oeste em estado de observação, diante das previsões de chuva. A preocupação está relacionada ao que já ocorreu no mês passado, quando em apenas um dia a cidade registrou 74 milímetros de chuvas. Ontem, durante a madrugada, até às 7h, o índice já registrava quase 50 mm, segundo o órgão. 

Segundo o órgão, com a previsão de mais chuvas nos próximos dias, o estado pode alterar de observação, para atenção. A cidade registrou rápidos alagamentos em avenidas, como a Alfredo Contato e trecho da Tiradentes e uma queda de árvore no bairro Cruzeiro do Sul. O nível do Ribeirão dos Toledos segue alto e a Defesa Civil já monitora as margens.

A semana vai ser chuvosa em toda a região. Segundo o Cepagri, em função da formação de um sistema de baixa pressão entre as regiões centro oeste e sudeste do Brasil, os ventos encontram-se mais intensos em um nível importante para a formação de nuvens de chuva, o que, aliado à reduzida instabilidade termodinâmica, desfavorece o desenvolvimento vertical das nuvens associadas a temporais. 

Até o final de semana, a previsão pra cidade é de chuvas isoladas, com uma pausa na sexta-feira (14) e com chuvas fortes no domingo e na segunda-feira (17). As temperaturas podem diminuir e o tempo segue nublado com máxima de 29°C e mínima de 18°C.

A Defesa Civil segue com o monitoramento meteorológico das áreas de risco com a presença de equipes e viaturas nas áreas mapeadas, vistorias de campo que são realizadas de acordo com acumulado de chuva elevado, identificação de risco ou por solicitação de munícipes e monitoramento hidrológico que estabelece monitoramento e vistoria sobre a área da sub bacia do Ribeirão, incluindo vistorias preventivas nas barragens.