Cartório Eleitoral de S. Bárbara recebeu 32 requerimentos durante trabalho remoto

Desde que iniciou o trabalho de forma remota, em março, o Cartório Eleitoral de Santa Bárbara d´Oeste recebeu 32 requerimentos de eleitores. Atualmente, o atendimento presencial está suspenso em todas as unidades do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) até 30 de abril (Portaria TRE 79/20), em virtude da pandemia do coronavírus – Covid-19.

 

Os servidores têm realizado o atendimento ao eleitor de forma remota, através do recebimento e processamento das informações enviadas através do formulário título net e do e-mail da zona eleitoral. Em Santa Bárbara d´Oeste, o e-mail do Cartório Eleitoral é: ze186@tre-sp.jus.br . 

 

Conforme informou Arlene Grazzioli, chefe do Cartório Eleitoral local, as demandas na unidade barbarense foram de alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral e revisão dos dados do eleitor. Este último serviço consiste na atualização do cadastro do eleitor, incluindo alterações no nome, endereço, mudança de local de votação dentro da mesma zona eleitoral e regularização de título de eleitor em situação cancelada. Inclusive, os eleitores da cidade pagaram as multas eleitorais, solicitando a Guia de Recolhimento da União (GRU) no próprio site do TRE. Contudo, poucos enviaram os documentos por e-mail.

 

Para que seja possível o atendimento remoto dos eleitores que buscam esses serviços, é necessário o preenchimento do formulário Título-net e envio da documentação (documento de identificação e comprovante de residência) para o e-mail da zona eleitoral competente. Após o período de suspensão do atendimento presencial, este eleitor será convocado a comparecer ao cartório eleitoral para finalizar seu atendimento.

 

Vale lembrar que até o dia 30 de abril a biometria está suspensa.  Após esse período, o Cartório não sabe se a unidade irá reabrir para o atendimento presencial. É importante destacar ainda que o  prazo para regularizar a situação eleitoral e estar apto para votar no pleito 2020 termina em 6 de maio deste ano. A partir do dia 7 de maio até o final da eleição, o Cadastro Eleitoral ficará fechado – período em que nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor –, sendo permitida somente a emissão da segunda via do título. Esse prazo é importante para que a Justiça Eleitoral tenha um retrato fiel do eleitorado que participará do pleito.