Radares devem começar a operar no início de maio

Os radares devem entrar em funcionamento no início de maio. A Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste confirmou, na tarde de ontem, a operação dos equipamentos de controle de velocidade nas próximas semanas.

O secretário da pasta, Rômulo Gobbi, destacou que o atraso do início das operações foi devido as chuvas registradas, em grandes volumes, nos primeiros meses do ano e também por conta da paralisação de alguns serviços, devido a pandemia do novo coronavírus.

No total, 16 equipamentos foram instalados nas avenidas Santa Bárbara, Prefeito Isaías Romano, Bandeirantes, Alfredo Contatto, Corifeu de Azevedo Marques, São Paulo e Laura Santos Machado. A empresa responsável pela operação é a Perkons.

Segundo o contrato, os equipamentos devem fiscalizar desrespeito a velocidade máxima, avanço de sinal vermelho, desrespeito à faixa de pedestres, conversões proibidas, trânsito proibido para determinados tipos de veículos. Os equipamentos ainda tem a funcionalidade de leitura automática de placas.

O sistema deverá integrar-se ao processamento dos arquivos digitais fornecidos e atualizados periodicamente pelo Detran de São Paulo através da Prodesp. O sistema ainda deverá permitir a recepção de dados de autos de infrações manuais e de equipamentos eletrônicos de fiscalização de empresas que prestam ou venham a prestar serviços a Prefeitura.