Chuvas fazem Ribeirão dos Toledos transbordar

Não houve registro de desabrigados, mas muitos moradores ficaram ilhados

As chuvas que atingiram a região de Santa Bárbara d'Oeste,desde a madrugada do último domingo,fizeram o Ribeirão dos Toledostransbordar. As ruas e o leitose transformaram em um só no trecho do Jardim Conceição. Equipes da Defesa Civil estiveram no localna manhã de ontem para averiguações e interdições das vias. Não houve registro de desabrigados, mas muitos moradores ficaram ilhados.

Além do Jardim Conceição, ruas dos bairros Santa Alice, Vista Alegre e Parque dos Ipês foram tomadas pelas águas do Ribeirão dos Toledos. No Parque Araçariguama, o novo espaço de caminhada em frente ao parque também se transformou em um lago.

Com caminhões-pipa, a Prefeitura executou a sucção da água em pontos críticos no Jardim Conceição. Moradores, preocupados com a situação, informou que o transbordamento deu início na noite da última segunda-feira. “Todo ano nessa época o Ribeirão não suporta e ficamos ilhados”, disse um dos moradores.

Nas ruas Primo Scarazatti, Benedito da Costa Machado e Nazareno Voltaine, a água atingiu as residências, mas ninguém ficou desalojado. A Avenida Corifeu de Azevedo Marques também foi interditada. Na região do Santa Alice, na Rua Cláudio Manoel da Costa, também houve alagamentos. Todas essas vias foram interditadas. 

Mesmo com as obras emergenciais da Prefeitura, com o volume de chuvas, o nível do Ribeirão subiu mais de três metros.Em 2013, as obras como o desassoreamento, a retirada da ilha de sustentação da linha férrea desativada e a limpeza de galerias contribuíram para evitar alagamentos mais drásticos.