Isolamento social fica em 46% em SB, aponta sistema

O percentual de isolamento social foi de 46%, quinta-feira, dia 16, em Santa Bárbara d´Oeste, segundo dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo.  Na segunda-feira, esse índice foi de 44%.

 

No Estado, o percentual de isolamento social na quinta-feira, dia 16, foi de 49%. De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70%.

 

De acordo com os dados, o melhor índice registrado em Santa Bárbara d´Oeste foi de 57% dias 29 de março e 10 de abril. No município, no início de março, a taxa de isolamento era na faixa de 30%, depois em meados do mês subiu para faixa de 40% e 50%. Em abril, no início do mês, o índice de isolamento era de 51%. Depois subiu para 55% e 56%, dias 04 e 05 de abril. Em seguida, nos dias 6, 7, 8 e 9 de abril, ficou na faixa de até quase 50%.

 

Na microrregião, na quinta-feira, dia 16, em Americana a taxa de isolamento social foi de 47%; Hortolândia (50%); e Sumaré (45%). No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

 

 

Saiba mais

 

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

 

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.