Arquiteto e Urbanista: Livros, cursos e revistas para se inspirar e se qualificar

Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Roberto Burle Marx, Rosa Kliass, Paulo Mendes da Rocha e Brunete Fraccaroli. Estes são apenas alguns dos renomados arquitetos brasileiros que inspiram novos profissionais e projetos por todo o mundo. Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o país tem hoje 202 mil arquitetos e urbanistas, sendo 63% mulheres. O número de profissionais mais que dobrou nos últimos dez anos. Em 2010, eram 100 mil.

Além da inspiração nos grandes mestres da arquitetura e urbanismo, a profissão requer qualificação e expertise. Pensando nisso, o Bookplay, plataforma de streaming em educação 100% brasileira, listou uma série de livros, cursos e revistas disponíveis em seu acervo para que o profissional possa se qualificar e se manter atualizado.

Ao todo, a plataforma possui mais de 60 livros, entre eles:

— Manual do Arquiteto: Planejamento, Dimensionamento e Projeto - Ponto de partida ideal para qualquer projeto de arquitetura, este livro de Pamela Buxton trata de aspectos específicos do projeto, como materiais, acústica e iluminação, de dados gerais de projeto sobre as dimensões humanas (ergonomia e ergometria) e de necessidades espaciais. A obra fornece as exigências básicas para projetos considerando as mudanças de comportamento, climáticas e necessidades da sociedade, como projetar para áreas sujeitas a enchentes, inclusão de práticas de projeto sustentável, etc.

— Intervenções em Centros Urbanos: objetivos, estratégias e resultados - De caráter didático, este livro discute as intervenções que vêm ocorrendo no mundo desde a década de 1950 até os dias atuais, apresentando seus objetivos, analisando as estratégias e avaliando os resultados. Traz capítulos que apresentam projetos produzidos em sete capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, São Luís, Belém, Aracaju e Fortaleza, escritos por acadêmicos, gestores públicos, arquitetos e urbanistas.

— Representação Gráfica em Arquitetura - A obra de Francis D. K. Ching faz uma clássica introdução às ferramentas, aos princípios e às técnicas essenciais para traduzir ideias de projetos arquitetônicos em apresentações visuais. Explicações sobre pesos de linha, dimensionamento, perspectiva e informações sobre projeções ortogonais em relação a modelos tridimensionais são alguns dos conteúdos do livro.

— Ecohouse - O best-seller de Sue Roaf, Manuel Fuentes e Stephanie Thomas continua sendo um guia técnico e fonte de inspiração para milhares de arquitetos, engenheiros e construtores com consciência ecológica do mundo inteiro. Apresenta informações úteis para o projeto de arquitetura, trazendo os mais recentes materiais e tecnologias de baixo impacto. Destaca as novas e as mais ecológicas soluções, além de incluir um capítulo sobre o uso da biomassa como fonte energética e um maior número de estudos de caso.

— A História da Arquitetura Mundial - A obra de Michel Fazio, Marian Moffett e Lawrence Wodehouse é o livro de história da arquitetura mais completo publicado em língua portuguesa, pois inclui capítulos especialmente dedicados à arquitetura da América Pré-Colombiana, dos países islâmicos, da Índia, Rússia, China, do Japão e do Extremo Oriente. Os autores apresentam um texto em linguagem clara e agradável, e exploram os atributos essenciais da arquitetura, além de discutir a arquitetura em seus vários aspectos.

— Planejamento de Espaços Internos - A obra da Mark Karlen, ricamente ilustrada e com uma abordagem passo a passo, oferece todas as ferramentas e as informações especializadas para a configuração e organização de espaços internos. O livro contempla inúmeras questões relacionadas e importantes, como ergonomia, acessibilidade universal, códigos de obras e materiais de construção, auxiliando o projetista a lidar com vários condicionantes. Explica também o uso de tabelas, organogramas, plantas baixas esquemáticas, etc.

— Projeto de iluminação - Acessível aos iniciantes e útil aos mais experientes, este livro, de Peter Tregenz e David Loe, traz os conceitos e as estratégias para um projeto de iluminação, exemplos e projetos reais, reunindo o conhecimento técnico de iluminação sob o ponto de vista da arquitetura. Em um texto bastante amplo, trata de temas desde a criatividade visual até a física aplicada.

— Sol, Vento e Luz: Estratégias para o Projeto de Arquitetura - O livro de G.Z. Brown e Mark Dekay elucida as relações entre a forma e a energia e oferece instrumentos para o projeto de edificações autossustentáveis.

O Bookplay também oferece cursos como:

— Arquitetura de Interiores - Muito além da decoração, a arquitetura de interiores tem o objetivo de garantir a funcionalidade de um espaço interno de acordo com as necessidades dos usuários. O arquiteto de interiores é importante, pois seu trabalho proporciona bem-estar e facilita o dia a dia. O curso de Arquitetura de Interiores abrange conhecimentos sobre projetos harmônicos, funcionais, com o uso de conceitos históricos e atuais.

— Decoração - Com uma carga horária de 60 horas apresenta técnicas de bom gosto para decoração de ambientes diversos.

— Design de Móveis - Para designers que desejam se destacar no ramo, mais do que aprender a construir um móvel de beleza, ergonomia e qualidade, é importante imprimir sua identidade à peça sem deixar de lado tendências gerais e modismos, além claro, do gosto do cliente, ao trabalhar na concepção de móveis encomendados. Este curso abrange a história da disciplina, correntes artísticas e regionais, ergonomia, funcionalidade, técnicas e muito mais.

— Desenho Arquitetônico - O desenho arquitetônico é uma representação gráfica de projetos de arquitetura que deve levar em consideração normas internacionais (ISO) e nacionais (ABNT). Por meio dele, é possível criar projeções verticais e horizontais que correspondem a plantas baixas, fachadas, cortes e elevações, informando empreiteiros e engenheiros e outros profissionais sobre como o projeto deve ser executado. Além do uso por parte de arquitetos, o desenho arquitetônico também é uma área profissional para desenhistas técnicos, que atuam em escritórios de projetos. Este curso aborda tudo o que envolve a atividade, do início ao de um fim do projeto.

— Gestão de Projetos de Arquitetura - Apesar de ser lei que arquitetos devem ser responsáveis pela gestão de projetos, há um déficit de profissionais de arquitetura que realmente entendem do assunto, devido à falta de conhecimentos fornecidos durante a graduação e a preferência por deixar atividades mais burocráticas nas mãos de engenheiros civis. O mercado de trabalho, porém, necessita cada vez mais de profissionais completos, que atuem desde o planejamento até a entrega das chaves. O curso de Gestão de Projetos de Arquitetura capacita o arquiteto a gerenciar uma obra por meio de informações detalhadas sobre todo o processo de construção.

— Arquitetura Sustentável - Neste curso, o participante conhecerá o histórico, conceitos, principais conferências e tratados, diretrizes e formas de utilização dos recursos naturais em projetos arquitetônicos, bem como verá estudos de casos, modelos e propostas de arquitetura.

Na parte de revistas e guias, o Bookplay possui mais de 200 edições em seu acervo, entre elas as seguintes publicações:
— Casa - Interiores & Paisagismo
— Casa Linda
— It Home
— Natureza - Jardinagem e Paisagismo