4 cuidados com o freio para descer a serra em segurança

A descida da serra é um dos trechos mais delicados em um passeio de carro. A região serrana é íngreme e possui alta incidência de chuva e neblina, por isso é preciso ter cuidado redobrado enquanto dirige. Além da manutenção do veículo, em especial sistemas de freios e pneus, que deve ser feita antes de colocar o pé na estrada, é necessário usar os freios da forma correta para que ele não perca eficiência e garanta segurança em todo o trajeto.

Segundo o coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil, Raulincom Borges da Silva, existem cuidados básicos que devem ser respeitados durante a descida da serra para evitar possíveis problemas durante a viagem. Pensando nisso, ele separou algumas dicas fundamentais para que os freios do carro sejam preservados e garantam a eficiência necessária.

Desça com o carro engrenado
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.


Utilize o freio motor
Usar o freio em excesso pode ocasionar um grande aumento na temperatura do sistema de freio, é por isso que o ideal é utilizar o freio motor. Através da redução das marchas é possível evitar com que haja uma sobrecarga, preservando todos os equipamentos.

Câmbio manual e automático
No caso de carros com câmbio manual é indicado descer a serra usando a mesma marcha que seria utilizada na subida, para preservar os freios. Já, se o câmbio for automático ele faz essa redução sozinho, porém se a rotação do motor estiver muito baixa é preciso acionar o freio de forma manual através da alavanca de câmbio ou borboletas no volante, quando houver.


Cuidado com a neblina e a chuva
Neblina e chuva quase sempre estão presentes durante a descida da serra, por isso é indicado reduzir a velocidade do veículo, ficar atento às sinalizações da estrada e também manter uma distância segura do carro à frente. Dessa forma além de preservar os freios é possível evitar acidentes.