Santa Bárbara fecha 2020 com 1.027 mil casos de dengue

Santa Bárbara d’Oeste encerrou 2020 com 1.027 casos positivos de dengue, segundo a Secretaria de Saúde. Em 2019, no mesmo período, eram 4.016 casos positivos. No ano passado, a cidade não registrou nenhum óbito, sendo que em 2019 foram duas mortes confirmadas. 

O município conseguiu reduzir em 74% o número de casos positivos de dengue em comparação ao ano anterior. A pasta ressalta que ainda investiga seis casos, com notificações referentes a 2020. A Prefeitura informou que segue com ações intensificadas e ininterruptas de combate ao mosquito Aedes aegypti.

As equipes de agentes de controle de endemias seguem realizando diariamente visitas aos imóveis. Como cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados dentro das casas, especialmente nos quintais, é imprescindível o cuidado permanente da população, durante o ano todo.

Com as altas temperaturas e as chuvas rápidas típicas desta época do ano, alguns cuidados devem ser mantidos pela população como: atenção para as calhas - verificar se estão desobstruídas para evitar acúmulo de água; cuidado ao armazenar água - utilizar telas ou vedar adequadamente tonéis, barris e baldes para impedir a entrada do mosquito; eliminar pratinhos de vasos de plantas.

É recomendável ficar atento aos sintomas da doença e procurar a unidade de saúde caso sinta febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas no corpo; caso for viajar para outros municípios, fazer uso de repelente e ficar atento ao retornar - em caso de sintomas, procurar atendimento médico e relatar os dados da viagem para o profissional de saúde.