Coronavac: SB pretende vacinar até 30 mil pessoas

O prefeito Rafael Piovezan (PV) anunciou na sexta-feira (8) durante o programa de rádio na Santa Bárbara FM 95,9 MHz que o município pretende adquirir, junto ao Instituto Butantan, as doses de vacina contra a Covid-19, com a estimativa de imunizar cerca de 30 mil pessoas até março.

Em sua participação no Jornal Santa Bárbara Hoje, Piovezan destacou a importância e a seriedade da vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêutica Sinovac Life Science. “Estamos fechando toda essa parte de estimativa com a equipe, mas a ideia é que tenhamos cerca de 30 mil pessoas imunizadas até o mês de março nesta primeira etapa”, disse.

A parceria entre o Butantan e o laboratório da China é desenvolvida desde o dia 10 de junho. Em outubro do ano passado, foi divulgado que a Coronavac é a mais segura entre todas as vacinas testadas no Brasil. Conforme já anunciado pelo Governo de SP, a primeira fase da campanha priorizará profissionais de saúde, idosos, indígenas e quilombolas devido à vulnerabilidade à COVID-19.

Na quinta-feira (7) o Governo de São Paulo e o Insituto Butantan confirmaram que a vacina atingiu índice de eficácia de 100% para casos graves e moderados. O estudo clínico realizado no Brasil contou com a participação de 12,4 mil profissionais de saúde voluntários em 16 centros de pesquisa.

A taxa de eficácia foi de 78% para os infectados que apresentaram casos leves ou precisaram de atendimento ambulatorial. Isso significa que a cada cem voluntários que contraíram o vírus, somente 22 tiveram apenas sintomas leves, mas sem a necessidade de internação hospitalar.

O prefeito enfatizou ainda que o município já vem se preparando para a imunização.  “Já demos início ao planejamento e Santa Bárbara estará preparada nesta etapa para imunizar os grupos de risco e profissionais da saúde. Isso ajuda a salvar vidas e um grande passo pra voltarmos à normalidade”, disse.

 

Campanha de vacinação 

O Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19 tem início previsto para o próximo dia 25. Nesta primeira etapa, que vai até o dia 28 de  março, serão vacinadas 9 milhões de pessoas, entre idosos, profissionais de saúde, indígenas e quilombolas. Segundo o Governo, estes grupos representam 77% das mortes por coronavírus registradas no Estado.

 

A Coronavac será aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas. O público-alvo poderá receber a vacina em 5.200 postos espalhados em todas as cidades do Estado, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A expectativa do governo é que até julho toda a população do Estado esteja imunizada.