Orgulho: Legislativo entrega moção de aplauso a idealizador de projeto premiado pela Nasa

O presidente da Câmara barbarense, o vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV), entregou, ontem, segunda-feira (25), cópia da Moção 277/2020 ao estudante barbarense Jheimis Santos. Apresentada em junho do ano passado e aprovada por todos os vereadores, essa moção manifesta aplauso ao jovem, por ser um dos idealizadores de um filtro purificador que auxilia no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, cinco pessoas desenvolveram o projeto, que ficou em segundo lugar na etapa nacional do concurso Nasa International Space Apps Challenge.

Na moção, Joel explica que esse filtro entra em funcionamento conforme o nível da qualidade do ar, que é monitorado por um computador. O processo de purificação conta com microalgas, que transformam gás carbônico em oxigênio, e com um filtro eletrostático, que pode afetar a membrana do vírus. O usuário tem acesso a um painel gráfico com informações sobre o desempenho do dispositivo, onde ele pode ver a qualidade do ar, tanto de oxigênio quanto de gás carbônico.

Jheimis Santos é graduado como técnico em química e cursa segurança da informação na Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Americana. A NASA International Space Apps Challenge consiste num ‘hackathon’, um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho. A organização oferece um desafio para os participantes, que têm um período para resolvê-lo. Na competição da NASA, o prazo era de dois dias, entre 30 e 31 de maio de 2020. A equipe de Jheimis, também composta por participantes de outras cidades do Brasil. O grupo  trabalhou de forma remota.