Em 20 dias, SB soma mais de 1 mil casos e 28 mortes por Covid-19

Só nos primeiros 20 dias de 2021, Santa Bárbara d’Oeste já soma mais de 1 mil casos e 29 mortes relacionadas ao novo coronavírus. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde e expõem uma leve alta nos indicadores da pandemia em relação ao mesmo período em dezembro do ano passado.

De 1º à 20 de janeiro, o município contabilizou 1.014 casos confirmados. Até o dia 26, foram 1.043 positivos. No mesmo período em dezembro de 2020, onde a cidade também apresentou uma alta nos casos em relação aos meses anteriores, foram confirmados 886 infectados e 16 óbitos causados pela doença.

No total, o mês de dezembro registrou 1.456 casos positivos e 26 óbitos. É importante ressaltar que a relação de mortes divulgada diariamente, em alguns casos, ocorreu em dias ou em semanas anteriores. A Prefeitura aguarda a confirmação da causa da morte por atestado para divulgar a relação de vítimas que faleceram pela doença.

 

VACINAS

Mesmo com o anúncio do início da vacinação, o infectologista André Giglio Bueno da PUC de Campinas aconselha a população a não baixar a guarda. “Os efeitos práticos da vacinação para a sociedade como um todo levarão certo tempo para aparecer, de modo que é essencial que as pessoas entendam a importância da adesão às medidas não farmacológicas para reduzir a circulação do vírus neste momento. A esperança e euforia com as boas notícias de ontem não podem fazer com que essas medidas sejam deixadas de lado”, afirma.

Economicamente, o início da vacinação também não trará efeitos a curto prazo. “Seguimos afirmando que, sem medidas de proteção da renda e do emprego e diante do cenário econômico e social atual, os efeitos da pandemia podem ser devastadores para economia brasileira, e consequentemente para economia regional no primeiro trimestre”, avalia Paulo.