Motoristas: Sindicato convoca assembleia e pode deliberar greve

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Americana e Região promove amanhã, em dois horários, uma assembleia para discutir a campanha de negociação coletiva. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a reunião acontecerá na sede do sindicato, às 9h com segunda convocação às 10h e às 15h com segunda convocação às 16h. O objetivo é evitar aglomerações.

A convocação vai debater a campanha salarial da categoria e a possibilidade de paralisação. De acordo com o administrador judicial, Rodrigo Rieg Soares, a greve não está descartada. “Isso quem decidirá será os trabalhadores, então por enquanto, não podemos confirmar e nem descartar”, disse.

Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial, pagamento de benefícios e a definição dos valores da PLR – Participação nos Lucros e Resultados.  Segundo o sindicato, as empresas não estão concordando em conceder o reajuste de 4% reivindicado, além do PLR.  A proposta será apresentada somente nesta sexta-feira (19).

Rieg segue à frente do sindicato desde novembro de 2020 em razão de decisão da Justiça do Trabalho, através de pedido formulado pelo Ministério Público do Trabalho com processo em trâmite na 1ª Vara do Trabalho de Americana, onde o presidente e toda a diretoria do sindicato encontram-se afastados.

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Americana e Região representa mais de 8 mil trabalhadores e engloba as cidades de Americana, Santa Bárbara d’ Oeste, Sumaré, Capivari, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mór, Elias Fausto e Rafard.