SB e região seguem na Fase Amarela do Plano-SP

O Governador João Doria anunciou na sexta-feira a 22ª reclassificação de regiões no Plano São Paulo de controle da pandemia. Santa Bárbara d’Oeste que compõe a DRS de Campinas segue na Fase Amarela, assim como as regiões de Araçatuba, Baixada Santista, e Registro.

A piora nos índices de avanço do coronavírus no interior deixou as áreas de Araraquara, Barretos, Bauru e Presidente Prudente na fase vermelha, com restrição total de comércios e serviços não essenciais. Houve melhora nas regiões de Franca, que avançou para a etapa laranja, e Sorocaba, que progride para a fase amarela.

A reclassificação começa a valer a partir de segunda-feira, 22 de fevereiro. “Outras reclassificações poderão ocorrer na próxima semana, sempre com o objetivo de atender com mais precisão e rapidez, seja para evoluir ou regredir”, afirmou Doria. Prefeituras que se recusam a seguir as normas estabelecidas pelo Governo do Estado ficam sujeitas a sanções judiciais.

As demais regiões permanecem sem alteração em relação à classificação atual, em vigor desde o último dia 6. Continuam na fase amarela a Grande São Paulo e as áreas de Araçatuba, Baixada Santista, Campinas e Registro. Na laranja, estão as regiões de Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Taubaté.

 

FASE AMARELA 

A fase amarela permite 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas fecham mais cedo, às 20h.

Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos. No comércio barbarense o horário de atendimento é das 9h às 18h durante a semana e das 9h às 14h aos sábados. O Tivoli Shopping segue com horário das 10h às 22h, de segunda-feira a sábado e das 14h às 20h aos domingos.

A novidade é que a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência e restaurantes passa a ser permitida por mais duas horas, das 6h às 22h.  Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos devem ser cumpridos com rigor.