Fiação é furtada em UBS e vacinas passam por avaliação

Doses podem ter sido comprometidas por falta de refrigeração

Na madrugada de ontem, um furto de fiação na UBS do Romano e Laudissi, ocasionou a interrupção do fornecimento de energia elétrica no local. Com isso, de acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, 49 doses de vacinas que estavam armazenadas na unidade foram recolhidas e passam por avaliação do serviço técnico regional em Campinas responsável pelos imunobiológicos.

Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso vem sendo apurado pela Polícia Civil. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que a Unidade Básica de Saúde conta com vigilância. O local não tem gerador de eletricidade, que evita cortes de eletricidade em casos como esse.

A unidade é um dos seis pontos de vacinação contra a Covid-19. Os atendimentos, com exceção da aplicação da vacina, foram mantidos mesmo com o problema da falta de energia elétrica. Quantos aos pacientes que estavam agendados para receber a vacina, a equipe da unidade já está reagendando o procedimento.

COMISSÃO

A Comissão de Acompanhamento do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19 composta pelos vereadores Nilson Araújo (PSD), Oswaldo Bachin Jr (MDB), Esther Moraes (PL) esteve no local, na tarde de ontem, para acompanhar as ações e verificar os fatos. Segundo o vereador Bachin, a comissão está elaborando um documento que será entregue para a Secretaria de Saúde.

“Já estávamos com outras sugestões e reivindicações no sentido de poder melhorar todo esse processo e vamos incluir a sugestão e a reivindicação de segurança 24h, principalmente nestes postos de saúde designados a vacinação contra a Covid-19. Hoje, a vacina é uma carga valiosa e não se pode colocar em risco por situações como essa (furto de cabos de energia). Nossa comissão está atenta acompanhando todos os detalhes da Secretaria de Saúde neste processo de vacinação contra o coronavírus. Esperamos que medidas de prevenção sejam tomadas”, disse.