Restrição: Santa Bárbara vai reforçar fiscalização

Com o anúncio do Governo do Estado, na última quarta-feira (24) sobre a restrição de circulação das 23h às 5h em todo o estado, a Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil promoveu uma reunião, ontem, para definir um plano de ação conjunta entre Guarda Municipal, Setor de Fiscalização de Obras e Posturas e Vigilância Sanitária para endurecer as fiscalizações e coibir aglomerações.

A regra entra em vigor a partir de hoje e vale até o dia 14 de março. “O objetivo é orientar a população e estabelecimentos comerciais sobre aglomerações e em caso de reincidência, tanto a pessoa física, quanto jurídica poderão ser autuadas”, destaca o secretário da pasta, Rômulo Gobbi. “É de extrema importância que a população respeite essas medidas para evitar a propagação do coronavírus”, disse.

Não haverá advertência, multa ou impedimento à circulação de trabalhadores, apenas em situações que gerem agrupamentos em qualquer horário e eventos ilegais ou proibidos aos finais de noite e madrugadas. A medida é complementar ao Plano-SP - de flexibilização econômica. Ela foi tomada após o estado ter registrado o maior número de pacientes com Covid-19 internados em UTI desde o início da pandemia. 

Durante o horário de restrição, podem funcionar: serviços essenciais, como postos de gasolina, transporte público e supermercados. Bares, restaurantes e comércios não podem operar no horário. No entanto, esses estabelecimentos já eram restritos pelo Plano SP e devem fechar às 20h ou às 22h, a depender da região do estado.