Restrição: 34 ocorrências são registradas no município

A operação da Guarda Municipal, Polícia Militar, Setor de Fiscalização de Obras e Posturas e Vigilância Sanitária para fiscalização do cumprimento ao toque de restrição, anunciado semana passada pelo Governador João Doria, resultou na autuação de dois estabelecimentos e 34 averiguações em toda a cidade entre a noite de sexta-feira (26) e a noite deste domingo (28).

Entre as ocorrências, duas lanchonetes (Centro e Vila Sartori) foram autuadas e tiveram as atividades encerradas por funcionarem fora do horário permitido. Um bar (Vista Alegre) e uma casa de eventos (Jd. Fernando Mollon) tiveram as atividades encerradas por conta de aglomeração. As ações seguem ao longo da semana.

As ações foram intensificadas desde sexta-feira, quando passaram a vigorar as normas do toque de restrição, implantado pelo Estado como mais uma medida de combate ao recrudescimento da pandemia. Segundo o secretário da Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), Rômulo Gobbi, a ação foi positiva com índices satisfatórios.  

Na região, a Guarda Municipal de Americana recebeu várias denúncias de aglomeração em estabelecimentos comerciais neste final de semana. Na Avenida Paulista, os patrulheiros orientaram os proprietários de um estabelecimento e na Avenida Paschoal Ardito foi constatada aglomeração e som alto. Em um comércio na Avenida De Cillo, a equipe da Gama documentou a aglomeração que estava ocorrendo no local.

Outras 13 denúncias chegaram ao conhecimento da Guarda Municipal na tarde de domingo. Foram notificados e orientados estabelecimentos comerciais da Rua das Malvas, Rua Amélio Ettore Gobbo, Rua das Rosas, Rua Herman Müller, Rua Vécio José Alves, Rua Islândia, Rua Antônio Campana, Avenida Cecília Meireles, Avenida José Bueno de Camargo, Avenida Santino Faraone, Avenida de Cillo e orla da Praia dos Namorados. Em um dos casos, na Avenida Paulista, a Polícia Militar já se encontrava no local quando a viatura da Gama chegou.

Em todo o estado, foram feitas 3.869 inspeções e 286 estabelecimentos. Os estabelecimentos foram flagrados descumprindo a nova regra de restrição de circulação, horários de funcionamento e (ou) as normas que preveem uso obrigatório de máscaras e distanciamento social no interior dos estabelecimentos.