Com piora da pandemia, cidades da região regridem para a Fase Vermelha

O estado de São Paulo regrediu para a Fase Vermelha do Plano São Paulo. O anúncio foi feito hoje pelo governador João Dória, durante a reclassificação da retomada econômica em virtude da pandemia do novo coronavírus.  As regras passam a valer a partir deste sábado (6).


Será permitido apenas o funcionamento dos setores essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Demais comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.


As escolas das redes públicas estadual e municipal e da rede privada vão continuar abertas. A mudança na classificação do Plano-SP ocorre após o estado bater recorde de mortos por Covid-19 e internados com a doença. As medidas foram recomendadas por cientistas e médicos do Centro de Contingência do coronavírus.


RESTRIÇÃO


Lembrando que o estado segue com a medida de restrição das 23h às 5h. Os serviços essenciais continuarão a funcionar normalmente durante qualquer período, inclusive o horário restrito. Também não haverá advertência, multa ou impedimento à circulação de trabalhadores. Na prática, o Governo do Estado vai endurecer a fiscalização contra aglomerações em qualquer horário e eventos ilegais ou proibidos aos finais de noite e madrugadas.