Pandemia Prefeitos da RMC pedem R$ 18 mil do Fundocamp para ações de combate

Os prefeitos que integram o Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) solicitaram a utilização dos recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) – órgão atrelado à Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) – para ações de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Atualmente, o Fundo dispõe de aproximadamente R$ 18 milhões, fruto do superávit registrado desde a criação da agência – que recebe contribuição dos municípios e do Estado. O pedido foi feito durante videoconferência realizada na manhã de ontem, quinta-feira (15), e comandada pelo presidente do CD-RMC, Gustavo Reis, que é prefeito de Jaguariúna.

Na segunda-feira, a Câmara Temática da Saúde vai se reunir, também de forma virtual, para iniciar a elaboração de um projeto que atenda as necessidades dos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas. A Câmara reúne representantes das secretarias municipais de Saúde de todas as cidades, tem caráter técnico e seu principal objetivo é discutir e propor projetos e soluções para as demandas metropolitanas. Assim que o projeto estiver concluído, será levado para deliberação perante o Conselho de Desenvolvimento.

“A Agemcamp acabou acumulando, desde a sua criação, um superávit que está depositado no Fundocamp. E a utilização deste recurso foi o principal tema da nossa reunião virtual semanal entre os prefeitos da Região Metropolitana de Campinas. Houve essa solicitação por parte dos prefeitos e compete agora a nós, Agemcamp, buscar, com as câmaras temáticas, a melhor forma de utilização deste recurso para o enfrentamento da pandemia. Já na segunda-feira teremos a reunião da Câmara Temática de Saúde, onde serão discutidos projetos e, posteriormente, levamos para deliberação no Conselho de Desenvolvimento”, explicou o diretor-executivo da Agemcamp, Benjamim Bill Vieira de Souza.