Hospital aguarda chegada de medicamentos para intubação

A diretoria do Hospital Santa Bárbara – Santa Casa de Misericórdia informou que aguarda, para os próximos dias a chegada de medicamentos, como sedativos e bloqueadores neuromusculares, essenciais para a intubação de pacientes internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A falta desses medicamentos é o principal agravo para atendimento a pacientes intubados.

 

“Nossa maior preocupação, neste momento, é evitar o colapso de falta de medicamentos devido a alta demanda e a dificuldade de adquirir esses insumos com os fornecedores. Esse é o maior problema da manutenção de leitos”, disse o presidente Aparecido Donizete Leite.

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste também destacou que  visando garantir o abastecimento no município, aderiu a um processo de compra internacional de medicamentos que está sento promovido em âmbito estadual e aguarda os desdobramentos.

De acordo com levantamento feito pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), mais de 60% dos serviços municipais do estado de São Paulo estão com os estoques zerados de medicamentos do chamado "kit intubação".

O bloqueador neuromuscular é o remédio usado para relaxar a musculatura, a caixa torácica e ajuda o paciente a permanecer com ventilação mecânica. Já os medicamentos sedativos é primordial para controlar os movimentos e as dores dos pacientes durante todo o período de intubação.

O presidente do hospital ainda destacou que o número de medicamentos enviados é insuficiente para atender a demanda. “Fizemos um pedido de 80 mil e só chegaram 30 mil, devido a falta de produtos e o aumento de pedidos. É uma situação preocupante e já pensamos em alternativas, caso a situação se agrave ainda mais”, destaca.

Sobre os novos leitos de UTI, a equipe também aguarda a chegada de outros equipamentos necessários para operacionalização dos leitos de UTI, como as bombas de infusão. Já sobre o abastecimento de oxigênio, a diretoria também enfatizou que segue normalmente nos serviços próprios mantidos pela Prefeitura.