Circuito brincante do Coletivo Casa Dois João começa neste domingo

A partir deste domingo (18), Santa Bárbara d’Oeste será o reduto da brincadeira. É isso que garante o coletivo Dois João, que idealizou o Circuito Santa Bárbara, Terra da Brincadeira, com apresentação on-line e gratuita para toda a comunidade. O evento, que pretende dialogar entre o passado e presente, celebrando a arte da infância, será realizado online e o passaporte da brincadeira será adquirido através das redes sociais do próprio evento no Instagram (@sbterradabrincadeira).

O projeto é realizado com os recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.

Visando ampliar o reconhecimento da cidade como território da diversão, está o artista literário e produtor cultural, João Marcelo Hansser e o artista da cena, no qual já desenvolveu diversos trabalhos e apresentações na cidade, Jotapê Antunes, ambos idealizadores do coletivo Dois João, que atua na produção de diversos eventos culturais de cunho pedagógico em Santa Bárbara.

O circuito contará com apresentações circenses, musicais, contação de história e apresentações teatrais que serão transmitidas online, além de um roteiro digital de brincadeiras que eternizaram na memória a infância de toda criança. Ao fim do circuito, o participante ainda ganha o título de criança cidadã da brincadeira.

“Para nós, o brincar talvez seja a descoberta mais natural do ser humano. Descobrimos um universo inteiro brincando de imaginação e podemos criar tudo o quanto a imaginação permitir dentro de uma brincadeira”, comentam os artistas. Segundo eles, para participar do circuito, basta uma missão muito simples: que cada cidadão tenha uma brincadeira para aprender ou ensinar.