Primeiras angioplastias são realizadas em Santa Bárbara

Santa Bárbara d’Oeste viu na última semana mais um fato histórico que vai ao encontro da transformação que o Município viveu nos últimos anos e segue vivendo. As primeiras angioplastias em território barbarense foram realizadas na semana passada, por meio de parceria entre o Município e o Novo Hospital Samaritano, que entrou em funcionamento há exatamente um mês.

O assunto foi abordado nesta sexta-feira (30) pelo prefeito Rafael Piovezan durante a sua participação no Jornal Santa Bárbara Hoje, da Rádio Santa Bárbara FM 95,9 MHz.

Os dois pacientes são uma mulher de 79 anos, moradora do Conjunto dos Trabalhadores, e um homem de 61 anos, morador do Planalto do Sol. Ambos são atendidos na rede municipal de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste.

No atendimento na rede pública, a mulher passou pelas UBSs do 31 de Março e do Planalto do Sol 2, chegando ao Centro de Especialidades, onde passou por consultas com diversos especialistas, entre eles o médico cardiologista. Já o homem, passou por um dos prontos-socorros do Município, também sendo encaminhado ao Centro de Especialidades para avaliação de médico cardiologista.

Neste momento, as histórias passam a se assemelhar. Ambos os pacientes foram enviados para cateterismo no Hospital Samaritano, por meio de parceria entre a entidade e o Município. E durante seus respectivos procedimentos, tornaram-se necessárias as angioplastias, realizadas com sucesso.

“Momentos como este demonstram o quanto valeu a pena e o quanto foi necessário todo o investimento realizado em nossa rede municipal de Saúde nos últimos anos. Os pacientes foram atendidos em nossa rede, em espaços como a nova UBS do Planalto do Sol 2, a UBS do 31 de Março, que dobrou de tamanho, o PS inteiramente reformado e ampliado, e o Novo Centro de Especialidades, que hoje atende mais e melhor. Toda essa transformação na área da Saúde possibilitou, ainda, a instalação de um hospital da rede particular que é referência no Estado de São Paulo e no Brasil, como o Samaritano. E a transformação da rede municipal, somada à instalação de um hospital que presta um excelente trabalho, possibilitou esta parceria que resultou em um momento histórico para Santa Bárbara d’Oeste: a realização das primeiras angioplastias no nosso território”, comentou o prefeito.