Com um dos maiores índices de mortes na região, SB bate recorde em abril

Santa Bárbara d’Oeste bateu o recorde no número de mortes por Covid-19, divulgados em um mês, confirmando 109 óbitos pela doença. Em abril, o município chegou a 483 mortes e 14. 594 casos de coronavírus desde o início da pandemia. Os dados foram consolidados pelo Boletim Epidemiológico da Prefeitura.

Mesmo com dados represados de óbitos do mês de março, abril já é o pior em número de mortes desde o início da pandemia. Neste, o mês de janeiro confirmou 33 mortes e 1.294 casos confirmados. No mês de fevereiro, foram 15 óbitos e 850 infectados. Já no mês de março, foram 90 óbitos e 2.028 casos positivos.

A relação de mortes é divulgada diariamente, mas em alguns casos, ocorreu em dias ou em semanas anteriores. A Prefeitura aguarda a confirmação da causa da morte por atestado para divulgar a relação de vítimas. Já foram descartadas 29 mortes suspeitas pela doença.

No dia 1º, o acumulado era de 374 mortes e no dia 30 o índice chegou a 483. O número total de casos confirmados foi de 1.997, também contabilizando um dos maiores nos últimos meses. O município ainda encerrou o mês com 1.430 casos suspeitos e 13.533 casos curados.

Sobre os casos em investigação, consideram-se aqueles notificados como Síndrome Gripal, Síndrome Respiratória Aguda Grave e que estejam dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde desde o início da pandemia. O Informe Epidemiológico é divulgado no site oficial e por redes sociais da Prefeitura.

REGIÃO

Os dados analisados pelo Observatório registraram 9,45 mil casos no DRS (Departamento Regional de Saúde) - Campinas. Destes, 6,05 mil casos foram registrados na Região Metropolitana de Campinas e 1,95 mil casos em Campinas. Foram 414 mortes no DRS-Campinas. Destas mortes, 300 ocorreram na RMC e 114 em Campinas.

Ainda segundo a PUC, Santa Bárbara d’Oeste, Campinas e Jundiaí continuam entre os municípios com maiores índices de mortes do DRS-Campinas por 100 mil habitantes respectivamente. Esses municípios estão, inclusive, no grupo dos 25% dos municípios com maiores taxas de mortalidade, no estado de São Paulo, com corte em 225 mortes por 100 mil habitantes.