Abril encerra com chuvas abaixo da média esperada

O mês de abril encerrou com chuvas abaixo da média esperada para o período, atingindo apenas 35% do esperado. Os dados do Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste (DAE) apontam que foram observados 24,60 milímetros de chuva durante o mês, onde o esperado era alcançar 70 milímetros.

Para maio, a média a ser alcançada para o mês é de 60 mm, já que se iniciou o período de estiagem. “Dependemos da recarga de chuvas nos períodos de setembro de 2021 à março de 2022, bem como das próprias nascentes. Mediante a isto, contamos com a colaboração da população na prática de uso racional”, reforçou a autarquia.

O maior índice de chuvas foi registrado no dia 18 de abril, com 15,0 mm. Em 2020, no mesmo período, o município registrou apenas 2,70 mm – um dos menores índices dos últimos anos. O DAE ainda destacou que segue monitorando e controlando diariamente os volumes de água bruta dos mananciais. “Atualmente estamos em 100%, normal para este período”, informou.

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), não há indicativos de chuvas para a região nos próximos dias.

 PREVISÃO

Nesta quarta-feira, as temperaturas ficam entre 15 e 29ºC, e na quinta-feira, entre 15 e 30ºC. A partir da noite de quinta-feira, a passagem de uma frente fria pelo litoral reforça os ventos e aumenta a cobertura de nuvens, deixando também as temperaturas mais amenas e em queda no final de semana.