Câmara aprova empréstimo de até R$ 25 mi para diversas obras

Após amplo debate, a Câmara barbarense aprovou, na tarde de terça-feira (4), durante a 16ª Reunião Ordinária, por videoconferência, o Projeto de Lei 81/2021, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito de até R$ 25 milhões no Banco do Brasil. Os recursos serão destinados para construção de duas novas Unidades de Saúde, uma a ser instalada no Jardim Europa e outra na Cidade Nova, de um moderno e completo Centro de Atendimento à Mulher e de edificações próprias ao Centro de Especialidades Médicas, ao CAPS I e CAPS II. Na área de meio ambiente e lazer está prevista a recuperação ambiental de área degradada no Jardim Europa.  A área de mobilidade urbana e infraestrutura viária compreendem melhorias gerais em todo o perímetro urbano do Município.

Antes da apreciação pelos parlamentares, as secretárias municipais de Fazenda, Negócios Jurídicos e de Relações Institucionais e de Governo, Paula Fernanda Marchesin, Márcia Petrini Della Piazza e Patrícia Marques, respectivamente,  a pedido da Comissão Permanente de Justiça e Redação, em reunião virtual, prestaram esclarecimentos aos vereadores sobre o projeto. Uma comissão de fiscalização também foi proposta pela vereadora Kátia Ferrari (PV).

A propositura foi incluída na Ordem do Dia a pedido do vereador José Luis Fornasari, o Joi (PV). Neste momento, houve empate de favoráveis e contrários para entrar na pauta a matéria, que foi desempatado pelo presidente da Casa, Joel Cardoso (PV).

Durante a apreciação da propositura, o vereador Eliel Miranda (PSD) pediu o adiamento da votação. Nesta parte, cada vereador fez a sua exposição sobre o motivo de ser favorável ou contrário ao adiamento, bem  como suas considerações sobre a matéria. O pedido de adiamento foi rejeitado por 15 votos. Na sequência foi feita a votação ao projeto, que foi aprovado também por 15 votos favoráveis. Os contrários foram: Eliel Miranda, Felipe Cora (Patriota) e Isac Sorrillo (Republicano).  A emenda do vereador Eliel Miranda não foi acatada pelos vereadores.

Segundo o prefeito Rafael Piovezan, esses recursos contribuirão para a melhoria da qualidade de vida da população, além de possibilitar uma gestão pública inovadora e mais eficiente, especialmente do ponto de vista tecnológico. Ele aponta ainda que, além da modernização prevista para esses equipamentos, a construção dessas unidades deve gerar economia aos cofres públicos em aluguel.

Homenagem

Na sessão, inicialmente, os vereadores aprovaram também o  Projeto de Decreto-legislativo nº 03/2021, de autoria do vereador Carlos Fontes (PSL), que dispõe sobre a concessão do Título Honorífico de Cidadã Barbarense à ex-vereadora Sueli Terezinha Bonfim Silva. Nascida no município de Ribeiro dos Santos, interior de São Paulo, em 1952, a homenageada trabalhou na lavoura até os 18 anos. Há 45 anos, ela e a família residem no Jardim Pérola, zona leste de Santa Bárbara d'Oeste, local onde desenvolveu diversas ações sociais em prol dos menos favorecidos. Sueli ocupou uma cadeira no parlamento barbarense em três legislaturas consecutivas, entre os anos de 1993 e 2004.