Cinco produções sobre arquitetura e design para assistir no Curta!On

O Curta!On, streaming do canal Curta! no NOW, da NET/Claro, apresenta séries e documentários que prometem agradar aos apaixonados por arquitetura e design. Seja através da história de vida de grandes arquitetos, do impacto do planejamento urbano na sociedade ou da análise do trabalho de escritórios de renome, as produções dão conta de um vasto universo de formas, cores e inovações estéticas e tecnológicas.

O Curta!On conta com um acervo de mais de 500 filmes e séries documentais, organizados por temas de interesse como Música, Artes, Metacinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. 

Saiba mais sobre alguns dos filmes e séries sobre arquitetura e design disponíveis na plataforma:

Niemeyer – A Vida É Um Sopro (Documentário) - Um filme que se pauta na poética das formas de Oscar Niemeyer para reconstruir a história do maior ícone da arquitetura moderna brasileira. Uma trajetória indissociavelmente ligada às transformações do país no século XX. No documentário, o arquiteto conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a arquitetura moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do homem diante do universo. O filme, de Fabiano Maciel, é costurado por imagens de arquivo inéditas e raras, e por depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque.


Arquitetos (Série) - A série de Herbert Henning destaca arquitetos renomados cujos projetos atraem a atenção do mundo. Com conhecimentos sólidos, eles projetam, constroem e reformam edificações dos mais diversos portes; trabalham nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, preservação e restauro de patrimônio histórico; atuam em arquitetura de interiores, exercem tarefas de consultoria, assessoria e gerenciamento de obras; realizam vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda se dedicam ao ensino e à pesquisa. Cada um tem seu estilo e especialidade. Em comum, eles têm a sensibilidade artística, a consciência socioambiental, o primor estético e a fundamentação técnica.


O Risco – Lúcio Costa e a Utopia Moderna (Documentário) - Lúcio Costa é uma das raras personalidades na história do Brasil que permitem cruzar a sua história individual com a construção da nação de maneira muito natural. O documentário narra, através da trajetória do arquiteto e urbanista Lúcio Costa, o processo de "formação" da arquitetura moderna brasileira. 


Designers do Brasil (Série) - A série documental aborda as trajetórias de alguns dos principais nomes do design brasileiro, em distintas especialidades, como forma de tecer um panorama da diversidade e multidisciplinaridade desse campo de atuação. O design brasileiro vem obtendo um crescente reconhecimento internacional, com a conquista de vários prêmios, mas o conhecimento sobre ele ainda é incipiente entre o público em geral. A série, dirigida por Dj Dolores, desvenda o universo criativo de cada designer e traz pontos importantes para o debate atual a respeito da contribuição que os países do hemisfério sul podem oferecer à cultura global. A série é conduzida por Adélia Borges, jornalista, curadora e professora de história do design.


Os Irmãos Roberto (Documentário): Integrantes da mesma geração de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, os irmãos Marcelo, Milton e Maurício, conhecidos profissionalmente como irmãos Roberto, foram os autores de marcos da arquitetura modernista brasileira, como o premiado prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio, e o aeroporto Santos Dumont. A partir de depoimentos de arquitetos contemporâneos, reavaliamos sua contribuição, especialmente na formulação de projetos de moradia de classe média que, embora voltados para o mercado, nunca perderam de vista a beleza e o bem-estar dos ocupantes.