Envelhecimento da frota requer capacitação dos profissionais de reparação automotiva


Estudos mostram que a pandemia afetou diretamente o crescimento no número de veículos circulando no Brasil. As recomendações de isolamento social e fechamento dos comércios restringiram os volumes de produção e vendas de novos veículos. Segundo informações do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), em 2020 a frota brasileira cresceu menos de 1% em comparação ao ano anterior e a idade média atingiu dez anos. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de veículos novos encolheu 31,6% e o licenciamento total em 26,2%. 


Esse resultado demonstra que o envelhecimento traz também riscos de mais acidentes e defeitos, caso não ocorram as manutenções adequadas. Com isso, os profissionais reparadores precisam estar atentos a uma possível mudança na busca por manutenção nas oficinas. “O envelhecimento da frota reforça um aumento na procura por serviços, pois muitos clientes vão deixar de comprar um novo automóvel e terão que mantê-lo em bom estado”, destaca Leandro Vanni, Gerente de Treinamento e Desenvolvimento do Maxxi Training.


E para atender com qualidade a essa nova demanda por serviços é necessário buscar novos conhecimentos e atualização profissional. “A capacitação é fundamental para atender um público cada vez mais exigente, além de conhecer tecnicamente uma gama cada vez maior de veículos e motores que chegam às oficinas”, complementa Leandro. 


Mas, a atualização técnica não é suficiente. O gerente destaca ainda que é importante saber atender bem ao cliente, oferecer um atendimento com transparência, qualidade e respeito para gerar também a fidelização.  É preciso cuidado na hora de escolher um curso de aprimoramento. Segundo Leandro, é importante priorizar instituições que possuem uma sólida relação com fabricantes de autopeças, pois garantem informação correta alinhada com o responsável pela produção do componente. 


O Maxxi Training, plataforma de educação que distribui conhecimento técnico e gestão automotiva, atende à demanda de informações diferenciadas e troca de experiência para o setor de reparação automotiva, além de trazer também novas tecnologias para capacitar os profissionais diante dos avanços dos atuais e futuros lançamentos. Com parcerias entre grandes fabricantes e instituições de educação, o Maxxi Training já treinou mais de 115 mil pessoas, desde o início das suas atividades em 2011, e oferece uma agenda completa durante todos os meses do ano para atender às linhas leve, pesada e motocicleta.




Sobre o Maxxi Training

O Maxxi Training surgiu em agosto de 2011, diante da necessidade de capacitação e atualização técnica dos profissionais do setor automotivo brasileiro. “A nossa proposta é uma resposta à complexidade técnica da indústria automotiva, que aumenta diariamente face às novas tecnologias e as exigências do mercado consumidor. Com o Maxxi Training, o setor terá acesso às informações que hoje estão restritas a uma minoria”, explica o Presidente da Companhia DPaschoal de Participações, Luis Norberto Pascoal. 

Até o momento foram realizadas mais de 670 edições de treinamentos presenciais (Feira do Conhecimento Técnico), todas oferecendo capacitação gratuita aos mecânicos. Nestes 9 anos foram mais de 130 mil certificações. Esta é uma das maiores movimentações de “educação profissional” do segmento automotivo brasileiro.