Vacinação contra a Covid-19 é antecipada para o público geral

O calendário de vacinação contra o coronavírus em São Paulo será antecipado em 15 dias para todos os públicos fora dos grupos prioritários. Com a medida, a campanha para a população em geral começa já no próximo dia 16, para um grupo estimado de 1,2 milhão de pessoas com idade entre 55 e 59 anos.

O anúncio feito ontem pelo Governo do Estado também destaca o adiantamento do calendário de imunização de pessoas com deficiência permanente que não recebem o auxílio BPC (Benefício de Prestação Continuada) e de grávidas e puérperas sem comorbidades. Em ambos os grupos, a idade mínima para imunização é de 18 anos. “Todos os grupos de pessoas por idade, sem comorbidades, serão vacinados com 15 dias de antecedência em relação ao calendário apresentado anteriormente. São Paulo tem pressa e São Paulo vacina”, afirmou o Governador.

Com o cronograma antecipado, a nova meta do Governo de São Paulo é vacinar toda a população do estado com 18 anos ou mais até o dia 18 de outubro. A projeção se baseia na estimativa de entregas de vacinas do Ministério da Saúde e considera o início do esquema vacinal, que é composto por duas doses dos imunizantes disponíveis no Brasil.

No calendário geral, ficou definido a partir de hoje a vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidades acima de 18 anos e pessoas com Deficiência Permanente sem BPC. A partir do dia 16 de junho, adultos em geral com idade entre 55 e 59 anos e a partir de 9 de julho os adultos com 54 anos. O calendário prevê a partir de 20 de julho a imunização de pessoas com idade entre 50 e 53 anos e a partir de 4 de agosto adultos com idade entre 45 e 49 anos.

Em 19 de agosto começa a vacinação de adultos com idade entre 40 e 44 anos e em 29 de agosto de adultos com idade entre 35 e 39 anos. A partir de 8 de setembro serão imunizados adultos com idade entre 30 e 34 anos e 18 de setembro adultos com idade entre 25 e 29 anos. O calendário encerra no dia 28 de setembro com a imunização de adultos com idade entre 18 e 24 anos.

PROFESSORES

Foi antecipada para esta sexta-feira, 11 de junho, a vacinação dos profissionais da Educação Básica de 18 a 44 anos. Para receber a imunização, os profissionais devem realizar o cadastro no portal VacinaJá Educação (https://vacinaja.sp.gov.br/educacao). Podem se cadastrar os servidores que atuam nas escolas ou em órgãos administrativos, como Secretarias da Educação e Diretorias de Ensino.