Rede Municipal pode retornar em agosto com aulas presenciais

A Secretaria de Educação informou que a intenção é voltar as aulas presenciais em agosto com a capacidade de 35% prevista no protocolo municipal e de forma facultativa. Na última quarta-feira (16) o Governo do Estado anunciou a ampliação da retomada das aulas presenciais da Educação Básica para o segundo semestre de 2021.

Segundo o Estado, a partir de agosto cada escola deverá determinar a capacidade de acolhimento total de alunos de acordo com a sua realidade, desde que sejam respeitados todos os protocolos de prevenção. Já a Prefeitura destacou que poderá seguir com a capacidade reduzida de alunos e na sequência, avançar conforme diretrizes da Secretaria de Saúde que avalia a situação pandêmica no município.

Em Santa Bárbara d’Oeste, as aulas presenciais na educação municipal retornaram em fevereiro de forma gradativa e facultativa e em março foram suspensas após a determinação da Fase Emergencial do Plano-SP.  O ensino seguiu de forma remota e as escolas abertas para auxílio da comunidade.

O Estado anunciou que nesta nova etapa, para calcular a porcentagem de alunos permitidos será levada em consideração a capacidade total de acolhimento das escolas e não mais o total de matrículas. O distanciamento mínimo entre as pessoas passa a ser de 1 metro e não mais de 1,5 metro. Cada escola irá elaborar o seu plano de retorno levando em consideração a realidade da comunidade escolar, e neste momento a volta às aulas presenciais não será obrigatória para os estudantes.