Pandemia faz crescer o número de pessoas que se exercitam em casa

A Covid-19 levou muitos praticantes de atividades esportivas a manterem uma rotina de exercícios dentro de suas próprias casas. Desde o início da pandemia, os aplicativos de treinos deram um salto no número de downloads e alguns apps desse segmento chegaram a crescer mais de 300%. Outra tendência que veio para ficar são as aulas on-line. Muitas academias têm apostado nessa modalidade, também usada por diversos profissionais autônomos da área.

Seja como for, manter a regularidade de exercícios é preciso e a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado sobre os riscos do sedentarismo provocado pela pandemia. Segundo estimativa, um em cada quatro adultos no mundo não pratica a quantidade ideal de atividade física recomendada para uma vida saudável, que é de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana. O que pode gerar grandes impactos negativos para a saúde, resultando em inúmeras outras doenças, como obesidade, pressão arterial elevada, diabetes e problemas cardiopulmonares, por exemplo.

Independentemente de se optar por uma aula presencial ou on-line, uma medida importante para a prática correta de atividades físicas é sempre buscar a orientação de um profissional da área e também fazer o acompanhamento com um médico. Para os atletas de plantão, é importante optar também por roupas e calçados adequados, que ajudam a evitar lesões e dão mais conforto na hora de se movimentar.