Prefeitos da RMC irão discutir na 3ª feira questão hídrica

A questão hídrica será um dos temas principais da próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC – colegiado que reúne os 20 chefes do Poder Executivo da Região Metropolitana de Campinas -, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 20, em Indaiatuba. O encontro contará com a presença do superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Francisco Loducca. A autarquia do governo estadual é responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos do Estado.

A reunião será promovida pela Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). No último dia 2 deste mês, o diretor-executivo da agência, Benjamim Bill Vieira de Souza, participou, em Americana, de uma reunião do Parlamento Metropolitano (órgão que reúne os presidentes de câmaras da RMC), que tratou do mesmo assunto.

Aos prefeitos, Loducca vai atualizar as informações sobre a construção da barragem em Pedreira e o reservatório Duas Pontes, em construção no Rio Camanducaia, em Amparo. “ As obras vão aumentar a oferta de água da bacia do PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e assegurar abastecimento para  23 municípios da região. Isso é importante para o nosso presente e futuro”, ressalta o superintendente.

Economia

A retomada econômica da RMC pós-pandemia também está na pauta da reunião em Indaiatuba. Para debater este tema, foram convidados – e já confirmaram presença – o diretor administrativo e financeiro do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresa), Guilherme Campos, e o empresário barbarense Rafael Cervone Netto, eleito novo presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Na reunião de junho, o CD-RMC aprovou a criação do Comitê de Retomada Econômica da RMC.