Apreensão de bebidas falsificadas supera 7 mil garrafas na região

O número de apreensões de bebidas alcoólicas falsificadas este ano na região  chegou a 7.152 garrafas, segundo dados da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). A estimativa da entidade é que a comercialização desses produtos clandestinos tenha representado uma sonegação de impostos na casa de R$ 560 mil. 

 Foram nove ocorrências registradas pela entidade em 2021 entre janeiro e julho. O ano passado inteiro teve 12 casos e somou 18.860 garrafas cheias de bebida falsa, com montante estimado em mais de R$ 1,5 milhão em impostos que deixaram de ser arrecadados. "É muito dinheiro jogado no lixo", afirma a presidente executiva da Abrabe, Cristiane Foja.

Além disso, o consumo representa risco à saúde da população.

"Elas [as bebidas] podem ter outras substâncias, por exemplo metanol, cobre... O álcool, junto com essas substâncias, pode levar à morte, precisar de hemodiálise, causar cegueira", explica o médico Tiago Sevá.

O caso mais recente foi na semana passada. A Polícia Militar encontrou em Campinas duas casas, no Parque Santa Bárbara e no Jardim Madalena, que falsificavam bebidas alcoólicas e armazenavam os produtos sem condições de higiene.

A Abrabe faz parte do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, órgão que integra o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Cristiane explica que é possível verificar alguns sinais de que a bebida é falsa, e os consumidores devem recusar assim que suspeitarem.

Dicas para não comprara bebida falsa

·         Procurar fazer compras em locais de confiança.

·         Se atentar para preços muito baixos, desconfie se estiver bem abaixo do que você está acostumado a pagar.

·         Observar a embalagem e procurar o registro do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

·         No caso dos destilados, procurar o selo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Se não estiver na embalagem, normalmente perto da tampa, significa que a bebida não foi fiscalizada por autoridades brasileiras.

·         Verifique o lacre. Se estiver violado, a bebida pode ter sido adulterada.

·         Desconfie do líquido se ele apresentar micropartículas e sujeiras.

O combate ao mercado ilegal de bebidas alcoólicas é feito pela associação por meio do acompanhamento de inquéritos policiais, ações penais e parcerias com Polícia Federal, Instituto de Criminalística de São Paulo e Receita Federal. A Abrabe também dá suporte às delegacias regionais na análise de bebidas apreendidas.