Defesa Civil do Estado realiza oficina preparatória para temporada de chuvas

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com representantes regionais e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Piracicaba, realizou ontem, dia 26 de outubro, a 3ª Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão.  O evento contou com a participação de 38 agentes de Defesa Civil de 19 municípios da região, entre eles de Santa Bárbara d´Oeste. As oficinas estão sendo realizadas na modalidade de Ensino a Distância (EaD), para os conteúdos teóricos, e na presencial, para as aulas práticas de vistoria de campo.  

 

De acordo com a Defesa Civil, essa ação tem como objetivo proporcionar, aos agentes e gestores estaduais e municipais de Proteção e Defesa Civil, conhecimentos para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão, com vistas à redução dos riscos de desastres. 

 

A oficina iniciou com palestra de abertura de representante da Defesa Civil Estadual, seguida de instrução técnica sobre motosserra e balsa com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e para finalizar será realizado treinamento prático de vistoria de campo com técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA). 

 

A modalidade em EaD é aberta ao público em geral, para que além dos profissionais, a sociedade em geral também possa se apoderar de conhecimentos imprescindíveis para o fortalecimento da cultura de percepção de risco e para a construção de comunidades e cidades mais resilientes. A inscrição pode ser realizada na página ead.defesacivil.sp.gov.br