Ipem-SP verifica e aprova radares em SB

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou, na terça-feiradia 23, a verificação metrológica em radares instalados em Santa Bárbara d'Oeste. Foram eles:  Avenida Corifeu de Azevedo Marques sentido avenida Anhanguera; e  Avenida Prefeito Isaías Hermínio Romano entre a rua Mário Siqueira e rua Vereador José Rego. Os instrumentos foram aprovados.

 

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Piracicaba.  O Ipem é autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro.   

 

Em Santa Bárbara d´Oeste, a Prefeitura prevê iniciar em dezembro o funcionamento dos radares. O contrato para operação dos equipamentos foi assinado em agosto deste ano com a empresa DCT Tecnologia e Serviços Ltda. A vigência do contrato é de 12 meses. Ao todo, serão 18 pontos com radares. Segundo o Município, a aferição se faz necessária para que os equipamentos possam retomar a fiscalização de velocidade.

 

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.  

 

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.  Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.  Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.