Grupo Suçuarana e de Escoteiros realizam atividade em conjunto

No último sábado (4/12), o Grupo Suçuarana e o Grupo de Escoteiros de Santa Bárbara d´Oeste – Uirapuru realizaram uma atividade em conjunto. Foi desenvolvido um treinamento de técnicas de pioneiria: nós e amarras.

 

“Foi a primeira atividade conjunta entre os dois Grupos em Santa Bárbara d´Oeste e certamente essa pareceria dará muitos frutos para o município”, disse Archimedes Garrido,  diretor regional da unidade Sorocaba do Grupo Suçuarana. E acrescentou que já estão se programando para novas parcerias para novas instruções de cabos e nós, montagem de abrigos e muito mais.

 

O Grupo Uirapuru estava sob a supervisão dos chefes: do Escoteiro- Chefe Márcio Amori; Chefe Christian Scarlazzari, Chefe Renan Nogueira, Chefe Luciane Giacomassi;  Sênior - Chefe  Sueli e Chefe Eliane Pio e Mestre Cassia.  Já o Grupo Suçuarana contou com participação dos seguintes membros onça: Éber, Silva,  Levi e Archimedes.

 

A equipe dos escoteiros, na faixa etária de 9 aos 12 anos, tiveram instrução de fabricação de um quadripé (usado como suporte de fogueira) e taperí (usado como mesa e abrigo) utilizando os nós volta do fiel, nó direito, amarra quadrada, amarra contínua simples e amarra contínua dupla.

 

O grupo sênior, na faixa etária de 13 aos 18 anos, tiveram instrução dos nós: Lais de guia, volta do Fiel, carioca para travessia de obstáculos e cursos de águas utilizando as técnicas "comando Crown" e "falsa baiana", a fabricação de escadas utilizando bambus e a montagem de um bivaque (abrigo) utilizando lona.

 

O grupo sênior, de 18 anos em diante, teve instrução do assento japonês e nó belonesi para ascensão (subida em árvore e outros obstáculos), fabricação de uma maca utilizando nó direito, bambu e cordas, para transporte de vítimas e como utilizar o cabo solteiro para transporte de vítimas.

 

Saiba mais

 

Cada grupo escoteiro tem um nome. Dentro do grupo tem os ramos: Lobinho de 6,5  a 10 anos, as crianças são divididas em alcateias e cada uma tem um nome. Escoteiro de 11 a 14 anos, os jovens são divididos em tropas e cada tropa tem um nome, no nosso caso temos a tropa Fênix. Cada tropa é composta por patrulhas e cada uma tem um nome de animais da fauna brasileira. Sênior de 15 a 17 anos, composta por tropas e patrulhas. Pioneiro de 18 a 21 anos, composta por um Clã de jovens.