Economia criativa: Casa do Artesão é inaugurada em Santa Bárbara

Os artesãos de Santa Bárbara d’Oeste agora têm uma casa. As portas da Casa do Artesão “Sr. Roldão de Oliveira” foram abertas à população no último domingo (5). Para fomentar ainda mais a economia criativa e geração de renda no Município, neste mês de dezembro a Casa do Artesão funcionará até o dia 23 de dezembro com horário especial, de terça a sexta-feira, das 9 às 22 horas, aos sábados, das 9 às 18 horas, e aos domingos, das 19 às 21 horas.

Estão sendo expostas e comercializadas 64 tipos de peças artesanais, com Referência à Cultura Local e Iconografia do município e Linguagem própria. Confeccionadas em diversas técnicas, destacam-se trabalhos feitos em crochê, bordado, pintura, costura criativa e artística, patchwork, tecelagem, montagem de fitas e pedrarias, macramê e carpintaria. Os preços das peças artesanais variam de R$ 10 a R$ 280.

Podem ser encontradas: amigurumi crochê com tema imagens sacras e imigração japonesa, cachepô crochê e banquinhos de crochê (artesã Marisa Yukiko Ueda Okuro), acessórios de cabelo feitos de fitas e pérolas (Jenifer Joice da Silva Rodrigues), bolsas, carteiras e necessaire em costura criativa e patchwork (Sonha Eli de Paula), Amigurumi crochê com tema mascotes de Santa Bárbara, padroeira da cidade, safari e bonecas, e vestidos infantil em crochê (Suzana Maria Rodrigues das Neves Chiquetto), porta caneta e cobre jarra bordado, pano de prato, chaveiro, tapete e mandala em crochê (Bernardete Benedita de Camargo Queiroz), quadros, porta chaves, jóias e utensílios, carro de boi e arranjo floral em madeira de reuso e MDF (Marister Hintze Damiane), acessórios de cabelo feitos de fitas e pérolas (Silvaneide Ferreira Sousa), porta objetos, relógio e chaveiros e em pedrarias (Paulo Cesar Goettenauer dos Santos Couto), mandalas, painéis e porta chaves em macramê (Claudia Maria da Silva Vieira), pano de prato, porta papel higiênico em crochê e puxa saco em patchwork (Nilza da Silva Catib), tapetes de fio de malha (Severino Tavares do Nascimento) e bonecos e bonecas em costura artística (Sérgio Luiz Fronza).

A Casa do Artesão fica no Centro de Atendimento ao Turista, na Rua João Lino, 362 – Centro, em frente ao Museu da Imigração.

Feira de Artesanato

A Feira de Artesanato de Santa Bárbara d’Oeste segue até o dia 22 deste mês na Praça Central, exceto domingos, também em horário especial, de segunda a sexta-feira, das 10 às 21 horas, e aos sábados, das 10 às 17 horas.

Confeccionados em diversas técnicas, estão expostos trabalhos feitos em crochê, bordado e pintura (artesã Bernadete Camargo), tapetes de fio de malha (Severino Tavares), bolsas, painéis, porta vasos e balanço pet em macramê (Claudia Vieira), crochê e bordado, pintura e patchwork (Nilza Catib), bijuterias em macramê, sementes, pedrarias, couro e filtro dos sonhos (Maria Socorro), peças decorativas e chaveiros em pedrarias (Paulo Couto), acessórios de cabelo feitos de fitas e máscaras de tecido (Silvaneide Sousa), chinelos customizados e bijuterias com pedrarias (Solange Silva) e costura criativa, patchwork e máscaras de tecido (Sonha de Paula/ Marcilene Paulo/Maria de Fátima Paulo) e venda de doces típicos (Cilas Coutinho), além de peças artesanais feitas pelos alunos da APAE Santa Bárbara.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, pelo e-mail casadoartesao@santabarbara.sp.gov.br.